Oficiais da organização internacional Centro de Ciências para as Alterações Climáticas da África Austral e Estudos de Gestão dos Solos (SASSCAL), Vasco Chiteculo, coordenador e Tchipilica Barbosa, oficial sénior, visitaram o campus da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), e em seguida reuniram-se com o reitor, doutor João Canoquena, para a partilha de ideias.
A organização internacional, que actua em Angola e em mais quatro países da África Austral, pretende estabelecer acordos de cooperação com instituições de ensino superior, e a visita à UNIC é uma grande oportunidade para fazer jus a esta vontade, segundo afirmou o coordenador nacional da organização em Angola, doutor Vasco Chiteculo.
Feita uma visita guiada ao Campus, orientada pelo reitor, o coordenador descreveu a UNIC como “um campus moderno e bem localizado. Visitamos os laboratórios, as salas de aulas e outros compartimentos, de onde vimos tecnologia de alto nível, materiais muito sofisticados e condições de ensino são as mais adequadas. É realmente um campus de referência a nível da região sul”, sustentou o dirigente.
A organização tem como linha ministerial em Angola o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, e operacionaliza suas acções na Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), situada na província do Huambo. Desenvolve projectos de monitoramento com impactos positivos às comunidades da região, isto é, em colaboração com universidades da África Austral.
De acordo com o coordenador da SASSCAL, a organização detém projectos de formação para pós-graduação, cursos técnicos de capacitação humana e profissional e programa de mobilidade para estudantes e docentes.
Com esse encontro, segundo o coordenador Dr. Vasco, o que se pretende é descobrir linhas de oportunidades para cooperação em projectos específicos entre a organização e a UNIC. “Compreendemos que há potencialidades para cooperar com a UNIC, gostamos de conhecer a instituição e saber da proficiência docente. Queremos fomentar professores a escreverem projectos e aplicar nos editais da SASSCAL”, finalizou Chiteculo.
Por sua vez, o reitor classificou a iniciativa da organização como sendo uma oportunidade para a UNIC, sendo a SASSCAL um centro com projectos concernentes à segurança alimentar e alterações climáticas, fazendo relação com as licenciaturas em Tecnologia Alimentar, Engenharia Ambiental e Agroalimentar, sustentando que pesquisas nessas áreas poderão beneficiar a sociedade.
Citando o Dr. Maurizio Battino, o reitor sustenta que em conjunto com os membros da rede FUNIBER e a SASSCAL “podemos continuar a aplicar estudos científicos em prol do desenvolvimento económico da região sul de Angola.
O Centro de Ciências para as Alterações Climáticas da África Austral e Estudos de Gestão dos Solos integra cinco países da África Austral: Angola, Botswana, África do Sul, Namíbia e Zâmbia, e, o projecto é financiado pela Alemanha.