Nesta secção

UNIC se junta ao programa Erasmus+ e reitor participa do seminário de contacto em representação da Universidade

09 Novembro, 2022

O reitor da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), doutor João Canoquena e o decano da faculdade de Engenharia, doutor Jorge Molina, participaram de um seminário de contacto ligado ao Programa Erasmus+, que aconteceu em Luanda entre os dias 2 a 4 de Novembro, em representação da UNIC.

O programa visa estabelecer parcerias entre universidades, e está dividido em três vertentes: mobilidade estudantil e docente, capacitação e cooperação.

Deste seminário de contacto participaram cinco universidades espanholas: a Universidade de Girona, a Universidade de Barcelona, a Universidade de Sevilha, a Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) e a Universidade de Granada. De Angola destaca-se a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), a Universidade Agostinho Neto e a Universidade Católica.

Com este contacto pretende-se estabelecer uma cooperação entre Angola e Espanha com foco na educação superior, o que possibilitará a mobilidade de estudantes e docentes para a troca de experiências entre as universidades angolanas e espanholas, assim como o processo de capacitação.

Com o programa, estudantes de ambos os países terão uma estadia que vai de 5 dias a 12 meses e meio de instância para completar pesquisas e mestrados, entre outros motivos ligados à ciência.

Na mesma ocasião o reitor e o decano da Faculdade de Engenharia participaram do seminário de capacitação organizado pelo Banco Nacional de Angola (BNA), na Universidade Agostinho Neto, decorrido no dia 4 do mês em curso.

O Programa Erasmus+ existe há 35 anos, tem como objectivos apoiar as prioridades e as actividades estabelecidas no espaço europeu de educação, o plano de acção de educação digital e a agenda de capacidades europeia. Além disso oferece oportunidades de mobilidade e cooperação nos âmbitos da educação superior, a educação e a formação profissional, a educação de adultos e escolar (incluindo a atenção e educação da primeira infância), a juventude e o pessoal desportivo. Presta especial atenção à inclusão social e às transições ecológicas e digitais, bem como o fomento da participação dos jovens na vida democrática.