Nos últimos dias, os docentes da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) receberam uma formação de aprimoramento do uso das ferramentas tecnológicas disponíveis na instituição.
O seminário foi realizado em cooperação com a Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), de onde vieram o Secretário Geral, doutor Roberto Ruíz e o director de Relações Internacionais da UNEATLANTICO, doutor Juan Luís Vidal.
Segundo Juan Vidal, a formação visa a familiarização dos docentes com o campus virtual, principal ferramenta de trabalho da universidade que serve de meio de comunicação entre professores e estudantes. Nessa senda, os aspectos principais têm que ver com o acesso ao campus, os materiais de estudos, os canais de comunicação com os alunos através do mesmo meio virtual, as actividades de avaliação, além de outros elementos que o campus dispõe.
Sustenta o professor, que a ideia é que os docentes conheçam todas as ferramentas que o campus oferece, como podem ser usadas tanto pelo professorado como pelos estudantes.
O director defende que hoje em dia se faz de extrema necessidade a formação no âmbito tecnológico. “Todas as áreas de conhecimento se movem no âmbito digital, e o mercado laboral é cada vez mais exigente. Nesse sentido a UNIC tem uma tarefa de disponibilizar meios para capacitar os seus alunos nessa componente”.
Avançou ainda, que “foi satisfatório trabalhar com os professores, receberam positivamente a formação, já possuem conhecimentos prévios por causa das experiências adquiridas desde a interacção com a FUNIBER e a UNEATLANTICO.
A professora Rosalba Almanzo analisa: “ as vantagens são várias, a formação nos dá o domínio da plataforma de maneiras a fazer o bom uso da mesma e termos a possibilidade de organizar as nossas actividades de ensino na plataforma. Com esta formação aprendi os principais aspectos que me vão ajudar a organizar melhor as minhas actividades pedagógicas, fazer avaliações, orientar trabalhos aos estudantes e melhorar o processo de ensino em si”.
De acordo com a professora, sendo a UNIC uma Universidade tecnológica, o domínio das plataformas digitais é essencial tanto para professores e estudantes, bem como também para os profissionais administrativos. Por conta disso sublinha que “uma formação periódica nessa vertente é bem-vinda para estarmos actualizados com as mudanças que podem ocorrer na plataforma”.
Os dois dirigentes da UNEATLANTICO, após o desembarque tiveram a primeira paragem em Luanda, capital do país, onde efectuaram um seminário de contacto com universidades nacionais, focado ao programa Erasmus Plus, um programa para o qual Juan Vidal referiu como uma grande oportunidade para a UNIC.
O Erasmus Plus visa fomentar as mobilidades entre professores e estudantes dentro da Europa e pelo mundo, e segundo o dirigente espanhol, África é o centro das prioridades da União Europeia, isto é, estabelecer cooperação com universidades dessa parcela do território mundial.