A propósito do dia da Festa da Espanha que se assinala a 12 de Outubro, o embaixador do Reino da Espanha acreditado em Angola, Manuel Maria Lejarreta Lobo, afirmou à imprensa nacional o papel que o seu país desempenha na concretização da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC).
Manuel Lobo, entrevistado pelo Jornal de Angola, afirmou que no seu consulado contempla entre as prioridades a aposta na educação, realçando o apoio que a Espanha dá à UNIC. O embaixador enfatizou que a Universidade Internacional do Cuanza já tem mais de 2 mil estudantes, porém a projecção é albergar mais de 10 mil.
O embaixador referiu também ao carácter internacional da UNIC, que, para além de estudantes angolanos, também almeja alunos de outros países, com o propósito de estabelecer o intercâmbio científico e cultural.
O cônsul espanhol em Angola fez exaltação da vertente iberofónica, um aspecto muito importante que a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) tem incluído na formação universitária, ou seja, o uso das duas línguas irmãs: o espanhol e o português, sustentando que ele e o seu pelouro continuam a trabalhar para se atingir cada vez melhores resultados.
Ainda no âmbito da educação, o embaixador fez referência ao programa Erasmos Plus, desenvolvido pela Comunidade Europeia, “que tem por objectivo realizar a troca de estudantes entre países e as respectivas universidades”, isto é, universidades espanholas e angolanas.
O dia 12 de Outubro é uma data especial e de elevada importância para a Espanha, sendo que nessa data se comemora a ocasião em que o navegador Cristóvão Colombo saiu à frente de uma missão da Coroa Espanhola e chegou às ilhas das Américas, fazendo conexão entre o mundo europeu e americano.
Leia a entrevista completa: Jornal de Angola
Fotos: UNIC