Nesta secção

No Dia do Herói Nacional o reitor da UNIC fala da influência do pensamento de Neto na construção da nação

20 Setembro, 2022

O Dr. João Canoquena, reitor da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), participou do acto provincial em alusão ao Dia do Herói Nacional, na cidade do Cuito, e foi convidado a falar sobre a Influência do Pensamento Estratégico de Neto na Construção da Nação Angolana, durante o workshop.

Nas vestes de prelector, o reitor defendeu a necessidade de as instituições de ensino difundirem os contributos de Agostinho Neto na construção da nação angolana. De acordo com o reitor o pensamento estratégico do primeiro presidente de Angola está associado ao pragmatismo, a visão grande do futuro, a habilidade de operar em ambientes de muita complexidade, bem como a competência em antever futuros problemas, idealizando sempre um futuro diferente.

Na sua abordagem, o Dr. João Canoquena refere que a visão holística de Neto se consubstancia na intenção de unir os angolanos de cores diferentes, de tendências políticas diferentes, tendências religiosas diferentes, bem como o resgate da dignidade humana. Durante o workshop o reitor enfatiza também que foi por causa do pragmatismo, habilidade de operar em ambientes complexos, competência de antever problemas e de idealizar um futuro diferente, que Agostinho Neto ajudou a construir a nação angolana. Como académico sublinha a luta do primeiro presidente para consciencialização e a importância da academia na construção da nação.

Numa altura que Angola celebra o centésimo aniversário do primeiro Presidente, o reitor assiste à investidura do Presidente da República e da Vice-Presidente, no dia 15 de Setembro, um acto histórico para a nação que vive a 5ª legislatura desde que se tornou independente.

António Agostinho Neto é o primeiro presidente da República de Angola, nasceu a 17 de Setembro de 1922, na aldeia de Kaxicane, Icolo e Bengo. No dia 17 de Setembro de 2022, os angolanos comemoraram o centenário do Herói Nacional.