No dia que se deu abertura ao novo ano académico, 2022/2023 a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) registou um elevado fluxo de estudantes no seu Campus, um dia de muita agitação e perplexidade, sobretudo para os estudantes que chegam para começar o desafio na UNIC pela primeira vez.
Estudantes do primeiro e segundo ano acorreram às instalações da instituição desde as primeiras horas do dia, em busca das primeiras curiosidades que irão marcar a nova jornada, a viagem 2022/2023.
Numa ronda feita, a equipa de reportagem da UNIC radiografou professores interagindo com os alunos nas salas de aula. Enquanto uns cingem-se nas apresentações, o professor Anderson Silva, docente da disciplina de Física III, na Faculdade de Engenharia acorreu logo aos conteúdos, que introduzem à disciplina.
Já o professor Joel Barreto, diz que o reencontro com os seus alunos foi interessante, reafirmaram os seus compromissos, falaram da necessidade de se focar nos objectivos, ter dedicação e juntos caminhar de mãos dadas nesta nova jornada. Afirma também que neste semestre os estudantes começam a ver e experimentar de forma mais profunda as disciplinas mais específicas do curso.
Fazendo uma previsão em comparação ao primeiro semestre do ano transacto, o professor Barreto assegura que: “a Universidade terá um primeiro semestre diferente, melhor, temos mais clareza sobre todo o processo que vai se desenvolver ao longo do semestre. A UNIC, o ano passado, assim como os estudantes e todos nós éramos ainda novos. Mas acumulamos muita experiência, e isso vai nos ajudar de tal maneira que este ano seja melhor”.
Nas turmas do segundo ano do curso de Psicologia das Organizações, a decana da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas levou ao conhecimento dos alunos três novos docentes de origem cubana, estes mantiveram um diálogo agradável com os veteranos. Algumas curiosidades foram dissipadas, os estudantes compartilharam experiências em relação ao primeiro ano, perspectivas para o novo, onde a principal é acolher ao máximo ao conhecimento que esperam receber dos tutores.
Florindo Jordão, estudante do 2º, Psicologia das Organizações falou com os novatos do curso sobre a sua experiência no 1º ano. Na ocasião, chama a atenção ao foco nos objectivos, resiliência, paciência, persistência, e acrescenta dizendo que a pesar dos desafios que a vida académica impõe, o essencial é se manter firme e dedicado.
A professora Dislayne Morales, na sua intervenção recomendou aos estudantes a serem abertos, sustentando que, sempre que se encontrem diante de dúvidas em relação aos conteúdos, consultar com o professor é a melhor opção, e juntos dissipar a inquietação.
Eduardo Colombo, estudante do 2º ano de Administração e Gestão de Empresas afirma que este dia está a ser marcado com interação e familiarização com novos professores, uma apresentação geral daquilo que serão os conteúdos para o semestre. Juliana Handaga, estudante do curso de Psicologia das Organizações, descreve o momento sendo de grande alegria voltar às aulas. Perspectivou adquirir muito conhecimento e já aguarda receber conteúdos de Psicologia da Emoção.
Eduardo e Juliana, ambos apelam aos colegas a acorrerem às aulas de modo que juntos comecem a receber os conteúdos e caminhem para a mesma direcção. A abertura oficial do ano académico na Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) deu início hoje, os professores mostram-se satisfeitos com a presença massiva de alunos às aulas.