Nesta secção

Estudantes angolanos na UNEATLANTICO terminam ciclo formativo em mestrado e destacam a determinação e a força de vontade como o segredo para o sucesso

14 Abril, 2023

Estudantes angolanos terminam com sucesso o ciclo formativo de mestrado na modalidade EAD (Educação à Distância), na Universidad Europea del Atlático (UNEATLANTICO), Espanha, com uma classificação de maior destaque, o que imperou ao corpo do júri a interrupção da defesa do trabalho de fim do curso.

São dois jovens naturais da província do Bié: Analdino Paulino Chipululo, ora mestre em Psicologia (Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação) e António Ramos, mestre em Auditoria empresarial, pela UNEATLANTICO, ambos com a profissão de professores. Numa entrevista à Unic-rádio da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), falaram dos desafios que enfrentaram durante o período de formação.

De acordo com Analdino Chipululo, o maior desafio consistiu na adaptação ao Campus virtual, visto que no princípio da formação a base do estudo foi a biblioteca virtual, bem como os conteúdos disponíveis no campus, pelo facto de se tratar de uma nova plataforma para si, algo muito diferente, tudo online. A par disso, destacou: “são pequenas dificuldades que tive, mas na maioria das vezes, o nosso foco não pode ser condicionado pelos problemas, e sim encontrar neles a oportunidade de realizar o objectivo que pretendemos atingir”. Enfatizou a força de vontade como sendo o baluarte para o alcance das metas.

“Apesar das dificuldades, o meu desafio em terminar o ciclo falou mais alto em relação as barreiras que encontrei. Sendo chefe de família e os gastos com as propinas, foi preciso fazer uma gestão económica bastante forte para não fragilizar nem um e nem outro lado, contudo, não desisti. O segredo para o sucesso é o foco, a determinação, o empenho, dedicação, entrega e a vontade de vencer”, frisou o mestre.

A par dos desafios, sublinhou ter desfrutado de uma excelente experiência, descrevendo o momento como singular. “Aprendi muito com o intercâmbio de conhecimentos, experiências e de culturas com os professores e colegas de diferentes pontos do mundo com os quais interagi por meio do panal, um meio de confluência que permite a interacção entre estudantes e professores, e, hoje considero que além do ganho científico e académico, ganhei boas amizades”, disse.

Aconselha aos jovens a olharem nos seus objectivos e fazer deles o principal alvo para as lutas, sublinhando que a formação à distância é um alívio para o trabalhador enquanto estudante porquanto dispensa os custos de deslocamento, alojamento e não só, em comparação com a formação presencial, principalmente, no caso da província do Bié que não dispõe de cursos de pós-graduação. “Este modelo de formação proposto pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), veio no momento certo à nossa província para facilitar os trabalhadores que imperiosamente têm dificuldades de se deslocar da zona laboral e prosseguir com os estudos”, rematou Analdino Chipululo, ex-estudante da Universidad Europea del Atlántico.

Na sua abordagem, António Ramos Mavambo disse que teve desafios durante o processo de adaptação por se tratar de uma formação inovadora, diferente do habitual, “a formação à distância é da inteira responsabilidade do estudante, desde o acessar às ferramentas, a escolha das disciplinas a estudar, a interacção com outros colegas do curso e professores”, afirmou o jovem mestre. A despeito disso, sustentou que “o ser humano tem a capacidade de se adaptar, sejam quais forem as circunstâncias e o elemento primordial é a força de vontade de aprender e puder se superar cada vez mais”.

“Várias dificuldades encontrei no percurso da minha formação, mas em virtude das metas que tracei, a força de vontade de atingir o alvo que estabeleci soou mais alto. O meu objectivo é que me motivou a continuar, apostar seriamente na formação, apoiando-me nas pesquisas e leituras constantes”, reflectiu.

Fez referência da experiência extraordinária que teve durante o ciclo de estudo na Universidad Europea del Atlántico, embora de maneira virtual. Também expressou gratidão pelo aprendizado, a troca de conhecimento bastante fluido com os colegas e professores, “eu só encontrei benefícios. Na plataforma, o estudante tem acesso a bibliografias, conteúdos, ao café - um sítio onde se propõe temas diversos para debates, fóruns e etc., foi um momento de troca de experiências muito rico que contribuiu significativamente para ampliar os meus conhecimentos, saber de outras culturas, foi um momento único”, contou António Ramos, admitindo que se houvesse uma possibilidade, gostaria de continuar a acessar o campus virtual da UNEATLANTICO todos os dias, mesmo depois de ter a formação já finalizada.

Na mesma senda, realçou a sua experiência com o orientador do trabalho do fim do curso, de quem um tratamento diferencial e ter usufruído de um aprendizado que levará para a vida inteira.

Analdino Chipululo e António Ramos realizaram os trabalhos de fim de curso na cidade do Cuito. Segundo contaram, depois da avaliação do júri, as dissertações mereceram uma classificação de excelência, tendo dispensado a defesa dos trabalhos. “Os dois terminamos na mesma fase, e quando concluímos com as pesquisas, remetemos à área responsável da Universidade, disseram-nos que pela qualidade e rigor que os livros impõem, o jurado achou que não temos necessidade de defender”, declararam ambos.

De acordo com os professores, para atingir esse desiderato, foi preciso um trabalho aturado, persistência, dedicação, disciplina, resiliência e primar pelo rigor, actualidade e originalidade. “São temas de grande pertinência e da actualidade”, ressaltaram.

Nessa senda, Analdino Chipululo, fez uma abordagem com o tema: A importância do psicopedagogo no enfrentamento às causas do fracasso escolar. O autor da dissertação justificou a importância e motivação da abordagem do tema, que se prende aos constantes insucessos escolares que se tem verificado na realidade angolana, especificamente no Cuito, e, consequentemente propor a figura do Psicopedagogo nesse processo com vista a dirimir esse mal. Teve como campo de acção alunos do ensino médio numa das escolas do Cuito. António Mavamba falou da Importância da gestão estratégica para o desenvolvimento organizacional. Explicou que a motivação do tema é devido a alguns factores que achou susceptíveis de serem implementados e outros melhorados para o bom funcionamento e garantir o sucesso de uma empresa sedeada no Cuito. Ambos preferiram não referenciar as instituições para salvaguarda de identidade.

A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) colabora na rede universitária FUNIBER. Desde 2022 tem testemunhado o sucesso académico de jovens angolanos, em particular do Bié e Huambo formados por meio da Fundação nos níveis de mestrado e doutoramento.