A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) recebeu uma visita de cortesia do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), durante o encontro realizado em 26 de fevereiro de 2024, onde foi tratada a importância da parceria entre as instituições para o curso de nutrição da universidade.
A recepção do evento ficou a cargo do reitor da UNIC, Dr. Carlos Roberto Jélvez Martínez, a coordenadora da licenciatura em nutrição da UNIC, Dra. Irma Dominguez e o Gerente de UNIC, Engenheiro José Antonio Esteban Valdespino. Já entre as visitantes convidadas, estiveram presentes a Dra. Joana Abrão, responsável da UNICEF, juntamente com a supervisora do hospital de nutrição do Cuito, Dra. Mariana Pena.
O encontro abordou o diagnóstico de que em Angola, a desnutrição infantil continua a ser um desafio significativo para a saúde e o bem-estar da população em geral e, sobretudo, das crianças. Diante disso, as duas instituições expressaram sua preocupação e comprometimento em combater esse problema de forma coordenada, tanto por meio da formação de profissionais na área de nutrição, proporcionada pela UNIC, quanto pela intervenção direta e distribuição de materiais, realizada pela UNICEF.
Durante o encontro, a Dra. Irma Dominguez salientou a importância da cooperação, do investimento na formação de especialistas em nutrição e da sensibilização contínua para melhorar os cuidados de saúde de todas as crianças em Angola. Por sua vez, a Dra. Joana Abrão expressou satisfação com a parceria e se comprometeu a colaborar com a UNIC, oferecendo materiais específicos sobre a abordagem da desnutrição materno-infantil em Angola e apoiando a localização de centros de prática especializados em nutrição para futuros nutricionistas da região.
Também o Dr. Carlos Jélvez, Reitor da UNIC, ressaltou a importância desta parceria para o desenvolvimento social da região: “O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) é reconhecido mundialmente por seu trabalho humanitário e de desenvolvimento em prol das crianças, especialmente na luta contra a desnutrição, inclusive aqui em Angola. A UNIC tem um programa científico dedicado à nutrição, formando profissionais capacitados para enfrentar esse desafio na província do Bié e não só”.