Nesta secção

4 de fevereiro, data comemorativa para os angolanos

04 Fevereiro, 2022

Os angolanos comemoram, no dia 4 de fevereiro, 61 anos do início da luta armada que culminou com a proclamação da independência de Angola, no dia 11 de novembro de 1975. Para os angolanos esta data é muito importante e de reflexão, pois simboliza um momento histórico de grande relevância para o país. No dia 4 de fevereiro de 1961, um grupo de angolanos destemidos se levantaram contra o regime colonialista.

Começaram com os ataques contra as cadeias de São Paulo em Luanda, onde se encontravam os presos nacionalistas, e juntos seguiram na luta contra a opressão colonial portuguesa.

Os estudantes da UNIC valorizam a data comemorativa, segundo declaram, pois denota valentia, coragem, tenacidade e bravura do povo angolano que desejou a sua própria liberdade. Loth João, estudante do curso de Jornalismo afirmou que, “a data tem um grande significado, é necessário olhar para a bravura dos heróis nacionais, traduzi-la e introduzir esta força para o nosso dia-a-dia”.

O professor Feliciano Sayono, docente da UNIC, destacou que o 4 de fevereiro de 1961 é muito importante porque dá lugar à luta de libertação nacional. Apelou a todos os nacionalistas a respeitarem esta data que “tem grande significado” e dá início a uma grande história para a República de Angola.

Hoje, esta data se traduz em momento de unidade, coragem, bravura para o povo angolano que goza de liberdade, independência e paz.

Neste dia especial para Angola, a UNIC rende homenagem aos heróis nacionais e reitera o seu compromisso de contribuir para uma Angola cada vez melhor.