Os Estudantes do Curso de Direito da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) promoveu o III Fórum de Estudantes Universitários sobre Direitos Humanos, em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro.
O evento, realizado no anfiteatro do Instituto Técnico Comandante Bula, na Centralidade Horizonte, contou com a participação de preletores nacionais e internacionais, que debateram temas cruciais para o avanço dos direitos humanos e o fortalecimento das autarquias no contexto jurídico e social.
Entre os destaques, os preletores nacionais Dr. Rizoni Chivembe, Adilson Watunga, Dr. Luís Calei e José Mame apresentaram abordagens sobre a institucionalização das autarquias na perspectiva jurídico-constitucional, bem como a participação e inclusão nos planos de desenvolvimento municipal, plano diretor municipal e finanças municipais.
O fórum também contou com uma valiosa contribuição internacional, trazida pela Professora Doutora Camila Escorsin Scheifer, diretamente do Brasil, que compartilhou a experiência brasileira sobre a descentralização político-administrativa.
Além dos preletores, o evento reuniu convidados de diversas instituições públicas e privadas, reforçando o papel colaborativo e integrador da UNIC no cenário acadêmico e social.
O Magnífico Reitor da Universidade Internacional do Cuanza, em seu discurso, enfatizou a importância do evento e o compromisso da universidade com os valores universais dos direitos humanos. “Hoje, reunidos aqui, reafirmamos nosso compromisso com esses valores universais. Esta conferência não é apenas uma ocasião para refletirmos, mas também um momento para nos inspirarmos e renovarmos nossa determinação em enfrentar os desafios relacionados aos direitos humanos, tanto em nossa comunidade quanto no mundo”, afirmou.
O Reitor também elogiou o papel activo dos estudantes na organização do fórum. “Gostaria de destacar o papel dos nossos estudantes, que demonstraram liderança, comprometimento e visão ao organizar este evento. Vocês são exemplos do impacto que a educação pode ter na formação de agentes transformadores.”
O IIIº Fórum de Estudantes Universitários sobre Direitos Humanos destacou-se como um espaço de reflexão, aprendizado e troca de experiências, reafirmando o papel da UNIC como uma instituição comprometida com a promoção da justiça e da igualdade em todos os níveis.