A abertura oficial do novo ano académico 2022/2023 na Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) está marcada para o dia 3 do mês de Outubro do corrente ano, e neste momento a instituição já tem todas as condições criadas para garantir um bom começo aos seus estudantes.
De acordo com o reitor, Dr. João Manuel Canoquena, tudo está aprontado para o arranque das aulas no ano académico 2022/2023, “temos o calendário, os horários, as listas por turmas já prontas, as condições das salas garantidas para receber tanto os alunos do segundo ano assim como os novos”.
O reitor faz referência à incorporação de novos professores que acabam de chegar de diferentes países como Brasil, Colômbia, Cuba, Chile, Espanha, Venezuela, que obviamente acrescenta no paradigma internacional da UNIC, e sublinha que com a chegada destes o corpo docente está acima da média, neste sentido a Universidade Internacional do Cuanza reafirma o seu compromisso de garantir uma formação de qualidade para os seus estudantes.
A professora Yanyleidy Cabrera, docente da UNIC da disciplina de Matemática, aguarda expectante o novo ano, afirma estar preparada para o novo desafio, para partilhar e aprender com os seus alunos. Sublinha como docente o aperfeiçoamento das aulas ministradas, e em cada novo contacto ter o ponto de partida o domínio dos conteúdos que os estudantes trazem para aprimorar estes conhecimentos. Diz ser uma grande oportunidade puder contar com novos professores de diferentes nacionalidades, e destaca a potencialidade dos professores angolanos na UNIC que se faz de extrema necessidade e importância.
Ressalta o pendor intercultural que a Universidade proporciona para a sociedade biena e angolana de maneira geral, o que agrega maior valor para estudantes e docentes, e reforça a importância do compromisso tanto dos professores como dos alunos, solicitando à comunidade educativa da Universidade a entrega, dedicação e responsabilidade nesta etapa.
A Dra. Dariyanis Guillarte Gilbeaux, decana da Faculdade de Saúde assegura que tudo está preparado desde o ponto de vista de conteúdo, material didáctico e docente para receber os estudantes e dar início à nova jornada. Como professora afirma: “cada ano lectivo é um novo desafio, as expectativas são maiores, os nossos alunos que agora vão para o segundo ano mostraram grandes competências e habilidades, acho que não vai ser diferente neste novo ano e a meta é melhorar nossa actividade docente”.
Pede que os estudantes deem o melhor de si para um óptimo aprendizado, para o seu desenvolvimento pessoal como estudante. Convida aos estudantes a participar de tudo o que se vai desenvolver no novo ano académico, das actividades académicas e extracurriculares que a seu ver vão poder aportar elementos novos ao seu crescimento, em todos os aspectos.
Os estudantes também aguardam com grande expectativa o novo ano, a exemplo da Elizabeth Mernantino, estudante do 2º de Enfermagem, aguarda um ano melhor e com ânsia de começar com as aulas práticas, o seu forte para a aprendizagem. Pede ajuda dos docentes que no processo de elaboração conjunta promovam a participação de todos alunos.
Chama a atenção dos seus colegas a fazer parte desde o primeiro dia de aulas de maneira que estejam a par de tudo o que está planejado para o ano, apela à responsabilidade de cada estudante na busca de conhecimentos e aplicação aos estudos para enriquecimento mental individual.
A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) dá abertura ao novo ano académico, 2022/2023 contando com a integração de novos docentes e novos estudantes, as condições de ensino estão garantidas: desde o acervo bibliotecário, salas de aula devidamente equipadas, laboratórios e o seu Campus revestido com tecnologia moderna.