Os estudantes da licenciatura em Direito, da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), desenvolveram nos dias 8 e 9 de Dezembro, actividades de carácter social e solidária, no âmbito da jornada consagrada ao dia 10 de Dezembro, dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
No dia 8 do mês corrente, os estudantes do primeiro e segundo ano da licenciatura em Direito da UNIC juntaram-se para actividades de natureza social e solidária no Lar dos Idosos do Cuito, onde fizeram entrega de produtos de primeira necessidade. Nos serviços penitenciários, o grupo interagiu com a população penal masculina e feminina. O estudante Nelson Quintas transmitiu a mensagem de conforto e carinho em nome dos demais, sensibilizando a comunidade a pautar pelo bom comportamento.
Ainda no mesmo dia, os futuros juristas realizam uma visita ao Tribunal de Comarca do Cuito, onde mantiveram contacto com distantes entidades legais daquela instituição, assim como viver uma experiência prática do dia a dia daquele órgão de justiça.
No dia 8 de Dezembro os estudantes visitaram o Tribunal de Comarca do Cuito, Estabelecimento Penitenciário do Cuito e o Lar dos Idosos, tendo sido recebidos pelos juízes, altas entidades das respectivas instituições e funcionários onde foram passadas informações sobre a organização e funcionamento destas instituições. Os estudantes mantiveram contactos com a população penal e os idosos do lar da terceira idade, deixando bens de primeira necessidade em gesto de solidariedade.
No dia 9 de Dezembro, foi realizado o Fórum de Estudantes Universitários sobre Direitos Humanos, com abordagens temáticas tais como:
1- Conflitos emergentes num mundo em mudanças e a protecção dos diretos humanos; 2- O papel das instituições na protecção dos direitos humanos.
Fizeram parte da respectiva mesa redonda o Dr. António Eduardo, Director do Instituto Superior Politécnico Ndunduma e o Dr. Reynaldo Peña, Professor do Curso de Direito da Universidade Internacional do Cuanza. Participaram do Fórum entidades Governamentais, eclesiásticas, docentes Universitários e Estudantes do curso de Direito num universo de 203 participantes.
No final do evento, os participantes se comprometeram em continuar a estudar matérias relaccionadas aos direitos humanos, bem como a sua protecção.
O Dia Internacional dos Direitos Humanos é um momento para celebrar os avanços conquistados e reflectir sobre acções concretas dos Estados e das sociedades no sentido de garantir os direitos civis, políticos, sociais e ambientais de toda a população mundial.
A organização deste evento é uma iniciativa dos estudantes da licenciatura em Direito da UNIC, que contou com o apoio dos professores da respectiva licenciatura.
O curso de Direito oferecido pela UNIC visa formar Licenciados em Direito com amplo conhecimento jurídico nas variadas áreas, de modo a permitir o exercício da actividade profissional com competência e habilidades superiores, visão humanista e apego à ética, comprometido com a melhoria das condições de vida da população e o ideal de justiça.