Fabrice Alcebíades Mayeco Akwá, a estrela do futebol angolano, visitou o campus da Universidade Internacional do Cuanza - UNIC, na última sexta-feira, 17 de Março de 2023, quando se encontrava no Cuito a propósito do lançamento de um projecto social denominado Tu pongoloki, na cidade nuclear de Angola, uma associação a que apadrinha.
No acto da visita, Akwá estava acompanhado de uma equipa chefiada pelo empresário Felisberto Chamuanga, mentor da Associação Tu pongoloki. Recebidos pela Vice-reitora para a Área Científica, Dra. María Rodríguez e pelo Director do Departamento de Comunicação, Bernardo Chissende.
Numa visita guiada, o futebolista foi encaminhado a conhecer os principais compartimentos do Campus, salas de aula e de professores, biblioteca, laboratórios e no final, deu uma entrevista à UNIC RÁDIO, onde fez uma breve comparação do Cuito há alguns anos em relação a actualidade. Numa análise comparativa, o antigo futebolista afirmou que o desenvolvimento do Bié é cada vez mais notório, olhando para as infraestruturas, com destaque ao investimento da Universidade Internacional do Cuanza, que sublinhou como um “grande ganho para o país no geral”.
Na mesma ocasião, Fabrice Akwá afirmou que a avaliação que faz da UNIC é positiva e parabenizou aos mentores do projecto de tamanha magnitude, este que a seu ver, proporciona grandes vantagens para os jovens que anseiam por qualidade de ensino “pelo que pude constatar e o que me foi explicado, tenho certeza que as pessoas que se formarem aqui terão tudo o que se procura no exterior. É um grande ganho, não somente para o Bié, mas ganha Angola inteira”.
Aconselhou os estudantes universitários e a juventude em geral a se focar nos seus objectivos tanto académicos e empreendedores, destacando a importância da formação dos jovens por serem os que têm a grande missão de conduzir o país e fazê-lo melhor.
Expressou máxima motivação para cada jovem abraçar as oportunidades, encorajando a juventude a crescer na vida, aprender da melhor maneira possível e saber aplicar o conhecimento. Nesse sentido, deseja sucessos a todos, destacando que a vida é feita de desafios e sacrifícios.
Aos estudantes provenientes de outras localidades de Angola proferiu: “é necessário saber gerir as dificuldades, só assim é que se chega aos objectivos”. Aproveitou o momento para agradecer o carinho que tem recebido do povo angolano em geral, particulamente da juventude.
Por outro lado, Felisberto Chamuanga falou do projecto Tu pongoloki, termo da língua nacional Umbundo, cujo significado é transformemos; é uma associação que tem a missão social do desenvolvimento comunitário num bairro da periferia do Cuito. A intenção é proporcionar às crianças a oportunidade de sonhar e realizar o seu sonho para o crescimento de cada uma delas, conciliando a educação e o desporto.
O empresário associa o desporto à educação apropriando-se das frases de Nelson Mandela que dão conta que: “O desporto pode trazer esperança lá onde só há desespero; a educação é a arma mais poderosa para se transformar uma nação”. Assim, Chamuanga se compromete a contribuir na educação de crianças acreditando no sonho de o Cuito vir a ser transformado num dos municípios mais prósperos de Angola.
“Nunca cometerei o erro de dar uma bola a uma criança sem dar-lha um caderno”, sublinhando o binómio entre a educação e o desporto.
Domingos Biluete “Abdul”, membro da Associação Tupongloki, em entrevista, dá conta que; “Akwá e eu já nos conhecíamos devido ao mundo do futebol, porém, foi durante a nossa formação de treinadores pela Confederação Africana de Futebol (CAF), que nossa relação tornou-se mais próxima e sólida, e numa destas formações surgiu a ideia de unir a grande e respeitada figura do Fabrice Mayeco em um projecto infantil de desonvlimento comunitário que combinasse a formação desportiva e a educação de crianças e adolescentes da Provincia do Bié. Assim, estendi o convite ao Sr. Felisberto Chamuanga, na condição de educador”. E foi assim que, através deste último, nasceu o Projecto Bola e Caderno que Transformam e consequentemente a Associação Tupongoloki.
Fabrice Alcebíades Akwá, é o maior goleador de todos os tempos da Selecção de Angola de futebol, com 40 golos, e é o segundo maior goleador de Selecções a nível da África Austral, atrás do então futebolista Zambiano Godfrey Chitalu. Akwá, ex-capitão da selecção angolana é o atacante que assinalou o golo que qualificou os Palancas Negras ao Mundial de Futebol da Alemanha em 2006, resultante da vitória sobre o Ruanda, em Kigali. É o ícone do futebol angolano. Visitou a Universidade Internacional do Cuanza, no âmbito do Projecto Bola e Caderno que Transformam, do qual é Padrinho.
Akwá e Chamuanga, ambos entrevistados no estúdio da UNIC RÁDIO, partilharam as suas histórias de vida e de superação, explanando os caminhos por quais trilharam para chegar ao posicionamento que ostentam hoje em dia. Assim, aconselham os jovens a se firmarem na realização dos seus sonhos e na aposta da formação e da melhoria contínua.