O Dr. João Manuel da Costa Canoquena, Reitor da UNIC apresentou os aspectos académicos da Universidade em seu discurso, durante a apresentação da Universidade Internacional do Cuanza oferecida aos Reis de Espanha, no momento da sua visita de estado a Angola.
Inicialmente, fez referência da localização da instituição, numa cidade da região centro de Angola, onde nasce o maior rio do país com uma qualidade hidrográfica que sustenta três barragens hidroelétricas de Angola.
Explicou que o projecto UNIC está instalado num espaço de dezessete hectares, com uma área construída actualmente de oito hectares, com capacidade para albergar mais de sete mil estudantes em salas de aula. Adiantou o Dr. Canoquena, que, não obstante, a instituição utiliza menos de um terço da sua capacidade total. “Metade dos cursos ministrados na UNIC estão nas Engenharias, unidade orgânica esta que oferece as licenciaturas em Engenharia Civil, Química, Informática, Industrial e Eléctrica”.
O responsável apontou o Acordo Geral e o Suplementar de Cooperação de 1987 estabelecidos na relação entre Angola e o Reino de Espanha como o que impulsionou o projecto da Fundação Universitária Iberoamericana e da Universidad Europea del Atlántico na criação da UNIC em Angola.
Explicou o reitor, que, para o crescimento do importante “projecto universitário ao serviço da sociedade, é fundamental que a UNIC conte com estudos em Ciências de Educação, neste caso, em particular, na formação bilíngue de professores de Espanhol e Inglês, tendo como base o Português”.
Na mesma senda, justificou, “ num país como o nosso, torna-se essencial impulsionar e fomentar os estudos de Nutrição, para além das diferentes Engenharias. Para cumprir os planos de estudo dos cursos de graduação, espera-se que 70% do corpo docente tenha em breve o título académico de doutor, graças aos programas de bolsas da UNIC e da FUNIBER”, disse.
E finalmente, apresentou a visão da UNIC para os anos vindouros que consiste em ver a Universidade Internacional do Cuanza emergir como um diamante académico de fluorescência rara, emitindo uma luz forte pelo centro de Angola e magnetizando estudantes dentro e fora dos limites fronteiriços de Angola.
Fotografias fornecidas pela Casa de Sua Majestade o Rei de Espanha.