Estudantes do segundo ano do curso de Jornalismo da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), trabalham com a Reitoria e a coordenação da Extensão Universitária, na criação de condições para a exposição na cidade do Cuito, dos quadros de arte do mundialmente renomado artista plástico Joan Miró, pertencente à Obra Cultural da Fundação Universitária Ibero-americana (FUNIBER).
A exibição está prevista para finais de Outubro, na cidade do Cuito e se estende até o mês de Novembro do corrente ano. A exposição da Obra no Bié, visa proporcionar à população da Província, a oportunidade de uma maior integração cultural com outras realidades, bem como o desenvolvimento da Extensão Universitária, cada vez mais próxima dos cidadãos do Bié e de Angola, por via da diversificação artística e cultural.
Luciana Guedes, Professora de Jornalismo e Coordenadora da Extensão Universitária da UNIC, descreveu ser um grande orgulho receber uma obra de tamanho reconhecimento a nível internacional, “como extensão temos o compromisso de trazer a cultura ultrapassando os muros da Universidade e fazer diálogo com a sociedade, e promover a difusão da cultura na província e no país”, disse Luciana.
Os estudantes de Jornalismo estão a ser capacitados sobre o conhecimento da obra no sentido de serem facilitadores nesse processo de interacção entre a obra cultural e o público.
Gervásio Lupale Meti, estudante do segundo ano de Jornalismo, é integrante do grupo de trabalho que vai facilitar a interacção da obra com o público. Partilhou a sua satisfação e gratidão em participar do projecto, e disse estar comprometido e encara a Obra de Miró com grande responsabilidade. O estudante convoca os jovens e a sociedade biena, em geral a aderir a essa exposição.
A seu turno, o Reitor da UNIC, Dr. Carlos Jélvez Martínez falou da importância da exibição da Obra original do artista catalã Joan Miró, no Cuito, que constitui uma oportunidade para a sociedade biena interagir com essa importante exposição da cultura internacional. O Reitor explicou também, que a obra faz parte da colecção de várias obras de reconhecido prestígio da FUNIBER como de Picasso, Goya, entre outros artistas espanhóis mundialmente conhecidos.
A exibição se enquadra no âmbito da Extensão Universitária da UNIC, uma das áreas primordiais que constitui a Universidade. O acesso é gratuito e aberto ao público interessado a conhecer a Obra de Miró.
Essa Obra que constitui património cultural da FUNIBER, foi exibida pela primeira vez em Angola, durante a recepção de Suas Majestades os Reis de Espanha Filipe VI e Dona Letizia, aquando da sua visita em Angola, no mês de Fevereiro do ano em curso, em Luanda, na Sede do Banco Económico.