A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), realiza nos dias 17 e 21 de Abril do ano em curso o cineclube com a exibição de dois documentários angolanos, Do Outro Lado do Mundo, realizado por Rui Sérgio Afonso, a ideia original é de Ever Miranda, e Ar Condicionado, de Fradique, artista contemporâneo do cinema em Angola.
O Cineclube da UNIC é um Projecto de extensão universitária, ligado ao curso de Jornalismo. Nessa primeira edição, organiza duas sessões de cinema no Campus universitário: o primeiro vai ser uma Aula Inaugural da disciplina de Linguagem e Técnica Audiovisual II com a exibição do documentário Do Outro Lado do Mundo, filme gravado numa zona localizada entre Luanda e Bentiaba. O filme é o projecto vencedor do Concurso Nacional de Selecção do programa DOCTV CPLP II, em Angola, e pretende falar das relações humanas contemporâneas derivadas do intercâmbio entre Angola e a China..
A obra Do Outro Lado do Mundo será apresentada hoje, segunda-feira 17, às 8h00, no edifício Mumbué, sala 1.6.
O segundo vai ser exibido propriamente na primeira sessão da abertura do cineclube, sexta-feira, 21 de Abril às 15h00, no mesmo edifício, sala 0.3. A obra tem como nome Ar Condicionado, produzido em 2020 e retrata a jornada de mistério e realidade, uma crítica sobre classes sociais. Retrata como se vive em conjunto nas esperanças verticais, no coração de uma cidade que é passado-presente-futuro.
Com essa iniciativa, o que se pretende com o evento é proporcionar a toda a comunidade académica a oportunidade de se estar em contacto com as obras do cinema nacional contemporâneo. Por esta razão, a actividade é extensiva para todos os estudantes da UNIC e interessados.
Para a realização das duas exposições, a UNIC assinou um acordo de exibição de filmes com a Geração 80, produtora que detém direito dos filmes.
Fradique é co-fundador da Geração 80. Formou-se em Cinema nos Estados Unidos. É considerado uma das vozes mais talentosas e expressivas do cinema contemporâneo angolano. Os seus filmes foram exibidos em diversos festivais internacionais e venceu com o “Independência” (2015) o prêmio Nacional de Cultura e Cinema de Angola, reconhecido como um passo importante para a recuperação da memória colectiva do país. Além disso, realizou videoclipes de autor para artistas angolanos como Nástio Mosquito e Aline Frazão. É também um aluno da Berlinale Talent Campus e da Realness Screenwriting Residency.