A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), acolheu a visita dos novos representantes da Associação dos Estudantes das Universidades Privadas de Angola (EUPA), no Bié, no passado dia 26 do mês em curso, e reafirma que está comprometida com os estudantes.
A delegação foi recebida pelo Director do Departamento de Comunicação, Bernardo Chissende, enquanto assessor do Reitor da Universidade. A visita visou apresentar a nova Direcção da AEUPA no Bié, recentemente eleita.
A equipa chefiada pelo seu Coordenador Provincial, Luís de Almeida, que por sinal é estudante da UNIC, reuniu-se com o assessor do Reitor na sala de reuniões do Campus universitário, e durante o encontro, assuntos como a criação da Associação de Estudantes da UNIC mereceu análise dos intervenientes.
O Coordenador Luís de Almeida destacou a importância da criação e uniformização das Associações de Estudantes para que estes últimos se sintam melhor representados nas instituições de ensino superior.
A AEUPA partilhou o seu plano de actividades enquanto organização, e solicitou o apoio da Universidade para a sua efectivação.
Nahara Elizema, Directora de Gabinete da Associação e estudante de Engenharia Química da UNIC, na sua abordagem destacou o contributo do projecto UNIC no país, e no Bié em particular. Sublinhou o valor de uma comunicação mais efectiva entre a Universidade, a associação dos estudantes e toda a comunidade universitária para melhor alinhamento das acções.
Cecília Pitra, estudante de Direito da UNIC, assume o cargo de Directora do Departamento Jurídico da EUPA. Afirmou que “a missão dessa organização académica é promover e assegurar o interesse das universidades privadas de ensino superior”.
Segundo Lueji dos Santos, vice-coordenadora para a área social da Associação e estudante do Instituto Superior Politécnico Ndunduma, disse que a AEUPA trabalha com todas as instituições privadas de ensino superior, responder às expectativas da comunidade estudantil. “Temos trabalhado com as instituições superiores da nossa província, e queremos da melhor maneira possível defender os direitos dos estudantes e das instituições que representamos”, rematou.
Bernardo Chissende ressaltou o compromisso da Universidade com os estudantes, e reconheceu a preponderância do funcionamento da Associação de Estudantes para fazer face ao atendimento personalizado dos principais assuntos dos estudantes, concomitantemente à extensão universitária, uma área de extrema relevância e prioridade para o novo corpo directivo da UNIC.
A Associação dos Estudantes das Universidades Privadas de Angola é constituída por estudantes das diferentes instituições privadas de ensino superior, e tem como principal objectivo, velar pelo direito das instituições privadas de ensino e seus estudantes, bem como, promover um clima académico salutar.