Nesta secção

Estudantes da UNIC realizam visita de campo e destacam a componente prática no aprimoramento dos conhecimentos

14 Junho, 2023

Os estudantes do segundo ano da Licenciatura em Administração e Gestão Empresarial da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), realizaram uma visita de campo na passada quinta-feira, 8 de junho, à empresa SAFRI com o propósito de relacionar os seus conhecimentos teóricos com a prática.

A visita de campo foi da iniciativa da professora Morayma Cazull Imbert, e se enquadra nas disciplinas de Administração e Gestão, e Marketing Estratégico Operacional, ambas ministradas pela docente. Segundo a professora, a intenção se prende na constatação prática, daquilo que tem sido ministrado nas duas disciplinas. Fortalecer na actividade prática a concessão da utilidade do custo como ferramenta gerencial; examinar os procedimentos e sistemas usados no desempenho empresarial para calcular um custo lógico e razoável de produtos e serviços, em processos, em actividades para empresas industriais, comerciais e de serviços; examinar a aplicação de ferramentas úteis na gestão do marketing operacional e estratégico que permitam o estudo, compreensão e comportamento do mercado, bem como a gestão comercial das diferentes empresas com o objectivo de atrair, captar, reter e fidelizar clientes através da satisfação dos seus desejos e necessidades.

A visita aconteceu na empresa de grande porte SAFRI-METAL, que actua na fabricação e fornecimento de material escolar, hospitalar e hoteleiro.

Os estudantes André Canhanga e Afonso Cossengue, sublinharam a importância dessa observação prática. “Serviu para termos uma noção do funcionamento prático dos aspectos teóricos que estudamos nas disciplinas de Administração e Gestão, e Marketing Estratégico Operacional. É mais fácil absorver os conteúdos com a prática no campo, e lá conseguimos constatar isso”, disseram os estudantes, que exaltaram a UNIC a apostar em mais parcerias no domínio empresarial.

A estudante Amélia Rodrigues, que também participou da visita, disse na ocasião que a visita teve grande importância para si, porquanto a observação prática é bem melhor que na teoria, e espera fazer mais visitas do gênero. Amélia sublinhou que sempre sonhou estudar Administração e Gestão Empresarial. Por isso mesmo espera contribuir muito para a província do Bié e Angola em geral reduzindo o número de desempregados no país.

De uma forma geral, os estudantes mostraram-se satisfeitos com a iniciativa e apelam à direcção da Universidade a promover mais momentos como estes, que permitam o contacto com a prática de modos a potencializar os seus conhecimentos.