Mais de 100 estudantes da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) beneficiam de bolsas de estudo providenciadas pelo Governo angolano através do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE).
As bolsas são de natureza interna, e visam apoiar os estudantes beneficiários durante o processo da sua formação, através de um subsídio mensal. Em Junho do corrente ano uma equipa do INAGBE chefiada por Heidlásio Portela, realizou uma visita de trabalho ao Campus da UNIC, onde aconteceu a assinatura de contratos dos estudantes que foram selecionados no concurso à bolsa de estudo, no presente ano académico 2022/2023.
Durante o encontro, os bolseiros tiveram a oportunidade de dissipar as várias dúvidas inerentes ao processo. Nesse sentido, os estudantes passaram a saber dos condicionamentos para manter a bolsa. Segundo esclarecimentos, o mérito académico é fundamental para o aluno continuar a beneficiar da bolsa até o fim da sua formação.
Ramires Nambi, frequenta o segundo ano do curso de Administração e Gestão Empresarial, manifestou a sua satisfação por fazer parte do grupo de bolsistas, ora selecionado, após uma tentativa sem sucesso no período transato. Afirmou que com o valor, terá a sua economia mais robustecida garantindo as propinas e outros aspectos inerentes à formação. No entanto, apelou à instituição a continuar a promover a excelência académica.
A estudante Estefânia Duarte frequenta o primeiro ano de licenciatura em Direito. Descreveu os benefícios que terá com a bolsa: "vai ajudar bastante nas minhas despesas escolares e no pagamento do alojamento, visto que sou proveniente de Luanda e vim ao Bié somente pela formação na UNIC. Será um grande alívio para a minha gestão económica".
Fernanda Cruz, estuda Enfermagem na UNIC e sente-se muito grata pelo acesso à bolsa de estudo. Partilhou da sua visão tão ampla, que consiste em continuar a investir na formação e no empreendedorismo.
No primeiro ano da UNIC, 2021/2022, a Universidade beneficiou de 37 bolsas de estudo internas providenciadas pelo Instituto Nacional de Bolsas de Estudos (INAGBE) e no presente ano académico 97 alunos foram selecionados pelo seu mérito académico, aonde o maior número de beneficiários deu-se a área de Engenharia.
Após o encontro com os estudantes, a equipa do INAGBE fez uma visita guiada pelo Campus Universitário da UNIC onde conheceu os vários compartimentos e o seu funcionamento. Descreveram a UNIC como um grande projecto que é uma mais-valia para o Bié e para Angola de maneira geral.