Nesta secção

Estudantes da UNIC aprendem técnicas de fotografia durante o workshop

02 Fevereiro, 2023

O departamento de comunicação da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) organizou na última terça-feira, 31 de Janeiro, um workshop de fotografia que contou com a adesão de estudantes dos diferentes cursos ministrados na Universidade.

A actividade visou capacitar os estudantes amantes da arte, e ao mesmo tempo, incentivá-los a participar na quinta edição do concurso internacional de fotografia PHotoFUNIBER.

O workshop teve dois momentos. No primeiro, a professora Luciana Guedes, docente da UNIC no curso de Jornalismo debruçou-se sobre os elementos básicos da fotografia, nas categorias Natureza, Patrimônio e Abstracto. No segundo momento, o professor Jonas Albino, docente da disciplina de Técnicas de redação jornalística a notícia, apresentou aos estudantes os aspectos que caracterizam uma imagem na categoria Fotojornalismo.

Na sua explanação, a professora Luciana explicou que para se tirar uma boa fotografia é necessário um bom planejamento do que se vai fotografar: "muitas vezes para tirarmos uma boa foto, precisamos fazer muitas fotos ruins antes, enquanto procuramos fazer um melhor enquadramento face ao objecto que se pretende fotografar e isso é um processo de erro e acerto que deve ser constante", sublinhou.

A professora falou também da composição das imagens, onde ensinou a regra dos terços, uma técnica de composição frequentemente utilizada por pintores e fotógrafos. Segundo Luciana Guedes, nessa técnica, o artista traça três linhas imaginárias na vertical e outras três na horizontal, ou seja, divide o quadro em terços e coloca o objeto principal em um dos pontos formados pelas intersecções. É uma técnica inspirada em outra regra conhecida como secção áurea ou sequência de Fibonacci, muito usada nas artes plásticas, arquitectura e design por ser considerada agradável aos olhos.

Os participantes tiveram a oportunidade de observar algumas imagens fotográficas feitas pela professora, bem como obras de outros autores nas variadas categorias em destaque no concurso.

No que lhe concerne, o professor Jonas Albino, sublinhou como elementos fundamentais a ter em conta para se obter uma fotografia: a luz e o equipamento a ser utilizado. Destacou que a luz natural é a melhor para uma boa fotografia. Realçou, no momento que, o nascer e o pôr do sol são as melhores partes do dia para obtenção de melhores fotos.

No final da actividade, a professora Luciana Guedes ditou as regras do concurso e os prêmios para os vencedores. Já o professor Jonas, encorajou os estudantes a darem tudo de si e acreditarem no seu potencial.