O diplomata Alfredo Dombe apresentou, esta sexta-feira, 12 de Fevereiro, em Madrid, as cartas credenciais ao Rei Filipe VI que o acreditam como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola no Reino de Espanha.
Durante o acto, Alfredo Dombe, que se torna no oitavo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola no Reino de Espanha, transmitiu as saudações de sua Excelência Presidente de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, à Sua Majestade, desejando boa saúde na sua vida pessoal e institucional.
O novo embaixador foi nomeado à 7 de Março do ano passado pelo Presidente da República, para dar impulso às relações entre Angola e Espanha, no quadro do novo paradigma de diplomacia económica com o qual o país pretende atrair mais investimentos externos, no qual Espanha se encaixa como prioridade.
Na breve troca de impressões entre o monarca e o diplomata angolano, foi reiterada a vontade dos dois Estados aprofundarem as relações de cooperação e de amizade já bastante fortes entre ambos.
O apoio do Reino de Espanha para transformar Angola num destino turístico presente nas rotas internacionais, com a construção de cadeias hoteleiras espanholas, foi uma das preocupações apresentadas pelo Embaixador ora acreditado, no âmbito do reforço das relações bilaterais entre ambos países.
A cooperação nos domínios da agricultura, pescas, ensino superior, petróleo, defesa e segurança, saúde, e novas tecnologias, estiveram no centro das conversações entre as duas entidades.
O diplomata angolano aproveitou também a oportunidade para reiterar a vontade de fortalecer as relações bilaterais no âmbito da iberofonia, com a abertura do Instituto Cervantes em Angola para dinamizar o ensino da língua espanhola nas universidades e centros de formação do nosso país.
No âmbito da sua política externa, a Espanha considera Angola como um país prioritário, como provou a primeira visita de Estado de Sua Majestade Felipe VI a esta região africana, Angola, em Fevereiro de 2023, onde conheceu a Universidade Internacional do Cuanza construída na cidade do Cuito, província do Bié, numa grande apresentação feita pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), no Banco Económico, em Luanda.
A cooperação entre os dois países tem-se intensificado no sector empresarial, com a presença de empresas espanholas em Angola, que operam em variados domínios.
Angola é um parceiro estratégico de Espanha em África. As relações bilaterais entraram numa nova fase, com a introdução de políticas conjuntas destinadas a dar seguimento à cooperação em domínios mais alargados de intervenção e de interesse comum.
De realçar que a relação entre Angola e Espanha remonta desde o período pós-independência e é marcada por fortes laços de amizade e cooperação que se manifestam em investimentos espanhóis na construção de infraestruturas eléctricas, no ensino universitário, saúde, transportes, geologia, tratamento de águas, pesca, tecnologias de informação, turismo e indústria, entre outros.