Uma delegação composta por membros do Governo alemão e do Centro de Ciências para as Alterações Climáticas da África Austral e Estudos de Gestão dos Solos (SASSCAL), visita exclusivamente o Campus da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), no passado dia 27 de Abril, e os membros ficam impactados com a infraestrutura e o projecto.
A comissão chefiada pela Directora Executiva, a Dra. Jane Olwoch e pelo coordenador do programa em Angola, Dr. Vasco Chiteculo, viajou 150 quilómetros de estrada, isto é, da cidade do Huambo, onde funciona em Angola, para o Cuito com o único propósito de conhecer a UNIC. Recebidos pela direcção da Universidade se reuniram com o Reitor, Dr. João Canoquena, a Vice-reitora, María Elena, o Director de Obras, Jose António, Jorge Molina, Decano da Faculdade de Engenharia, Lisandra Brizuela, Decana da faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
Durante a reunião o director de obras e o reitor apresentaram em mapa o cronograma do Campus universitário, desde a concepção, missão, visão, objectivos, o actual ponto de situação da Universidade e projectos futuros.
Após o contacto na sala de reuniões, a comissão realizou uma visita guiada, onde puderam conhecer a Universidade e constatar o funcionamento da mesma. Nas obras do centro avançado de técnicas de enfermagem, o Engenheiro Jose Antonio apresentou aos visitantes todo cenário que se pretende para as práticas dos estudantes. Na mesma senda, conheceram a parte central da Instituição, o Ágora que servirá de espaço de estudo e refeitório ao mesmo tempo para acomodar os estudantes além da sala de aula.
Em cada compartimento que passaram o reitor explicou sobre o seu funcionamento e propósito. Desde a secretaria académica, admissões, estúdio de rádio, biblioteca e laboratórios, e em função disso os visitantes mostraram-se interessados a voltar a visitar a Universidade.
O Reitor destacou o papel da SASSCAL na pesquisa sobre as mudanças climáticas, e considera ser um potencial parceiro extremamente importante para a UNIC, tendo em conta os cursos de engenharia que oferece. “Essa organização pelo seu potencial vai facilitar o acesso aos especialistas que vão nos orientar ao uso sustentável dos recursos hídricos. Temos a licenciatura em Engenharia das Indústrias Agrárias e Alimentares que exige uso excessivo de água”, justificou o reitor João Canoquena.
O Dr. Canoquena sublinhou também que a organização internacional financia muitos projectos que não se limitam ao que já fez até agora.
A SASSCAL detém projectos de formação para pós-graduação, cursos técnicos de capacitação humana e profissional e programa de mobilidade para estudantes e docentes.