O Presidente da Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER), promotora da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), Dr. Santos Gracia Villar, acompanhado pelo Director de Relações Institucionais da FUNIBER e da Cátedra de Estudos Ibero-Americanos e Iberofonia, na qual participa a UNIC, Dr. F. Álvaro Durántez Prados; juntamente com a Directora Executiva da FUNIBER em Portugal e professora da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), Nancy Elena Ferreira Gomes, visitaram a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Lisboa.
Os representantes da FUNIBER e da Cátedra foram recebidos pelo Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa; pela Assessora Política e Diplomática, Ana Paula Tuavanje Elias; e pela Chefe de Gabinete, Filomena Duarte; que integram a Secretaria Executiva da CPLP.
Esta reunião representou um marco transcendental para ambas as partes e dá continuidade ao processo de aproximação entre as duas instituições que foi promovido com a visita do Professor Durántez, a 27 de julho passado, após uma primeira reunião do Presidente e do Director de Relações Institucionais da FUNIBER com o Secretário Executivo da CPLP em março, na República Dominicana, por ocasião da XXVIII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo.
A colaboração entre a FUNIBER e a CPLP é guiada por objectivos claros, como a articulação de dois espaços naturalmente relacionados, o ibero-americano e o representado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa que, juntos, constituem o conjunto da iberofonia ou espaço pan-ibérico. Neste contexto, está prevista a assinatura de um acordo-quadro que abranja áreas de intervenção conjunta, como o ensino superior, a tecnologia, a cultura e as línguas. Durante esta última reunião, o Presidente Santos Gracia explicou a estratégia de triangulação da FUNIBER na promoção da educação em português e espanhol num espaço de convergência, no qual a UNIC participa, enquanto o Secretário Executivo Zacarias da Costa reiterou o interesse da CPLP em processar o pedido de estatuto de Observador Consultivo da FUNIBER.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa foi fundada em 1996, apenas cinco anos após a Conferência Ibero-Americana, e constitui o fórum multilateral privilegiado para aprofundar a amizade mútua e a cooperação entre os seus países membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Geograficamente, a superfície do planeta ocupada pelos nove Estados membros da CPLP é vasta, totalizando 10.742.000 quilómetros quadrados de terra, 7,2% da superfície da Terra, distribuídos por quatro continentes: África, Europa, América e Ásia.