Na última quinta-feira, 30 de Novembro, o embaixador de Espanha em Angola, Manuel M. Lejarreta, convidou em sua residência, em Luanda um grupo selecto de diplomatas angolanos e espanhóis, por ocasião da primeira visita de trabalho a Angola, do Director de Relações Culturais e Científicas da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Santiago Herrero Amigo. Num almoço, onde destaca-se a presença do Director Geral da Academia Diplomática Venâncio de Moura (ADVM), Dr. José Marcos Barrica. O evento foi assinalado com a apresentação da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), introduzida pelo Director de Relações Institucionais da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), Dr. Frigdiano Álvaro Durántez Prados, que esteve acompanhado pelo Reitor da UNIC, Dr. Carlos Jélvez Martínez e o Director de Comunicação da UNIC, Bernardo Chissende.
A apresentação iniciou com breves considerações do anfitrião, o embaixador Lejarreta, seguindo-se da intervenção do Dr. Durántez, posteriormente foi exibido um vídeo da UNIC aos convidados. O Reitor da UNIC ao fazer o uso da palavra contextualizou o projecto e abordou sobre a missão, visão e os principais desafios da Universidade na formação superior de excelência, para os cidadãos de Angola, África e demais países do mundo; através da aprendizagem de línguas (português e espanhol), campus virtual, tecnologia de ponta, ambientes profissionais reais, um corpo docente internacional de alto nível, assim como o programa de dupla titulação Angolana-Espanhola, através da Universidad Europea del (UNEATLANTICO), de Santander, Espanha.
Neste contexto, o Director de Relações Institucionais da FUNIBER e da Cátedra FUNIBER de Estudos Iberoamericanos e Iberofonia, efectuou à entrega do tratado de geopolítica “Iberofonía y Paniberismo. Definición y Articulación del Mundo Ibérico”, ao Director Geral da ADVM. O Dr. Durántez ressaltou a importância da República de Angola no espaço multinacional da Iberofonia como principal país africano de língua ibérica e o papel fundamental que pode desempenhar esta nação na articulação deste espaço geolinguístico.
Neste sentido, pôs em evidência igualmente a possibilidade de Angola vier a integrar-se como membro pleno em organismos de âmbito iberoamericano dos quais forma parte a República hispanofalante da Guiné Equatorial, como a Organização de Estados Iberoamericanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI) ou a Organização Iberoamericana de Segurança Social (OISS).
Neste contacto de primeiríssimo nível da UNIC, destaca-se a presença do Ministro da Cultura e Turismo Sr. Felipe Zau, o Presidente do Conselho de Administração do Jornal de Angola, Sr. Drumond A. J. Mafuta, o Sr. Juan Carlos Alvarez, representante residente do Banco Mundial em Angola e membros do corpo diplomático dos distintos países da iberofonia acreditados em Angola bem como os funcionários da embaixada de Espanha em Angola.