O Ministro da Administração do Território (MAT), Dionísio Manuel da Fonseca, visita o Campus da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), nesta terça-feira 2 de Maio e no final dá uma palestra subordinada ao tema Paz, Democracia e Desenvolvimento Sustentável.
Dionísio Manuel da Fonseca é Ministro e docente universitário. Nas vestes de Ministro, realizou uma visita de trabalho à província do Bié, onde conheceu o Campus da UNIC, acompanhado de uma delegação constituída pelo Governador do Bié, Pereira Alfredo, a Vice-governadora para o Sector Económico, Social e Político, Alcida Camatele, o Vice-governador para o Sector Técnico e Infraestruturas, Edgar Hilário, o Administrador municipal do Cuito, Abel Guerra Paulo, entre outros membros do Governo central e local.
Na UNIC foram recebidos pelo Reitor, Dr. João Canoquena, María Elena, Vice-reitora para a área Científica, Jorge Molina, Decano da Faculdade de Engenharia e Jose Antonio, Director de Obras. Na sequência, a delegação ministerial realizou uma visita guiada, onde o Ministro conheceu a estrutura arquitectónica da Universidade e o seu funcionamento, as obras dos laboratórios em finalização e a área central do Campus para estudo e de convívio “Ágora”.
No Centro Avançado de Simulação Clínica, que já se encontra na sua fase de conclusão, o Director Jose Antonio, explicou como está a ser equipado tecnicamente para garantir melhor qualidade das práticas dos estudantes de saúde, sendo este projectado para ser um centro de referência em Angola e a nível da África Austral. Na área das obras, o Reitor apresentou o Ágora, um espaço com a capacidade para acomodar cerca de 400 estudantes, e que ao mesmo tempo estará equipado com internet e reunir outras condições de apoio ao processo de ensino e aprendizagem.
Após conhecer o Campus, o Ministro deu uma palestra onde participaram os estudantes, professores, académicos, membros do Governo central, provincial, da Administração do Cuito, a direcção da Universidade Internacional do Cuanza, sociedade civil e a imprensa, com o tema: Paz, Democracia e Desenvolvimento Sustentável.
De acordo com Dionísio, a palestra se enquadra no plano geral do MAT que está a levar a cabo uma série de iniciativas visando a humanização dos serviços públicos, de acordo com o plano de desenvolvimento sectorial deste órgão para o presente quinquénio 2022-2027, assim como pelas celebrações do 4 de Abril, Dia da Paz em Angola, recentemente celebrado.
O Ministro afirmou também que entre outras acções, o seu pelouro está a levar a cabo um ciclo de encontros com a sociedade, para partilhar as novas dinâmicas do seu ministério. Para o efeito, a UNIC foi seleccionada como anfitriã do acto de auscultação às instituições de ensino superior no Bié, pelo seu contributo no desenvolvimento de políticas públicas.
Na sua abordagem, Da Fonseca destacou o empenho dos angolanos no alcance da paz. Sublinhou que o exercício da democracia deve permitir a consolidação da paz e promover o desenvolvimento. Descreveu os pilares do desenvolvimento que são a paz, as pessoas, a prosperidade das pessoas e as parcerias, sendo que não há desenvolvimento sem democracia e paz.
Após a palestra, em entrevista o professor falou da sua satisfação em conhecer a UNIC e partilhar de reflexões com os estudantes. Sublinhou: “a Universidade Internacional do Cuanza é um pilar fundamental para o desenvolvimento do país. É um projecto bastante interessante, com cursos virados a componente do ensino prático, e vai contribuir para uma melhor formação dos nossos jovens e para o desenvolvimento do ensino superior em Angola”.
Exaltou a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) a continuar a investir no gigantesco projecto que já tem beneficiado o país.
O mandatário da Administração do Território em Angola, destacou o projecto do centro de simulação clínica avançada da UNIC, desenvolvido entre a FUNIBER, a Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), a Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM) e a Universidad de Valladolid (UVa).
Incentivou os estudantes a continuarem dedicados à sua formação, ressaltando que é com o ensino de qualidade que enquanto jovens e futuros governantes poderão atender melhor às necessidades do país. Destacou a interacção dos estudantes durante a palestra e o interesse dos jovens em contribuir para o desenvolvimento de Angola.
Por seu turno, o Governador Pereira Alfredo, descreveu a importância da palestra e a relevância que tem de os dirigentes irem à academia e ouvir as opiniões que dela advêm para se construir uma sociedade mais sólida. Parabenizou a UNIC pela visão e por esta aproximação que a Universidade cria entre a massa académica, pesquisadores, governantes e sociedade civil.
Os estudantes louvaram a iniciativa do governante, a exemplo da estudante de Administração e Gestão de Empresas na UNIC, Rofany Cardoso, que afirmou ter assistido a uma aula magna, onde destacou o papel dos jovens na manutenção da paz e o seu contributo na democracia e no desenvolvimento sustentável.