Estudantes do segundo ano do curso de Jornalismo da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) participam das comemorações do 47° aniversário da Rádio Nacional de Angola (RNA), e realizam cobertura jornalística da actividade que decorreu nas instalações da Rádio Bié, do Grupo Rádio Difusão de Angola.
Coordenado pela professora Luciana Guedes, além das celebrações, o grupo de estudantes assistiu à palestra sobre “os desafios dos profissionais da comunicação social versus jornalismo radiofónico”, que contou com a contribuição de profissionais renomados do ramo, como o director da Rádio Bié e professor da UNIC, o jornalista Jonas Albino, os jornalistas da RNA, Fernando Chicapa e Martinho Anselmo Canequela.
Vários temas foram abordados durante a palestra, como o compromisso das rádios em aumentar o alcance geográfico da transmissão, sobretudo nas áreas cinzentas e limítrofes da província. Na mesma senda, foram categorizadas as funções dos profissionais da comunicação social, bem como as possibilidades da carreira jornalística. Durante a ocasião, os estudantes participaram com perguntas e com a captação de fotografias, vídeos e entrevistas.
Na finalização do evento, a turma do 2º ano de Jornalismo da Universidade Internacional do Cuanza foi convidada a conhecer os estúdios da Rádio Bié, onde puderam interagir com os profissionais da emissora e experimentar alguns conhecimentos técnicos do meio de comunicação.
Ivandra Augusta Paulo, estudante, conta que foi uma experiência maravilhosa e única sendo a primeira vez puder fazer uma cobertura jornalística, “foi um grande desafio para mim, era muita gente na sala interessada em desempenhar o papel de repórter e ter exercido esta função foi uma experiência única, foi um aprendizado que fica para a vida”. Sublinha que é preciso aprender com quem sabe fazer, e como o verdadeiro jornalismo se faz na prática “precisamos exercitar” rebateu a futura jornalista.
Para Algeris Cossengue, estudante, é também a primeira vez que faz parte de uma equipa de reportagem, afirma viver uma experiência de extrema importância para a sua formação. “Aprendi muito com esta experiência, interagimos com os jornalistas, pude esclarecer várias curiosidades sobre as notícias”.
A professora Luciana Guedes explica que foi muito interessante a participação dos estudantes da UNIC, a sua interacção com estudantes de outras instituições de ensino superior da província, o seu interesse em aprender mais sobre os desafios da profissão, as questões pertinentes que apresentaram durante a palestra, demonstra um grande interesse e compromisso que eles têm com a formação.
De acordo com a professora Luciana, a saída de campo dos estudantes do 2º ano de Jornalismo enquadra-se nas disciplinas de Introdução à Realização Audiovisual e Sociedade Contemporânea.
A UNIC motiva seus estudantes a vivenciar experiências profissionais das áreas de conhecimento de seus cursos, para que possam, desde o início da vida académica, almejar o melhor futuro profissional possível.