A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) firmou no dia 15 de Agosto um acordo de cooperação educacional com a Rádio Bié do Grupo Rádio Nacional de Angola, com o intuito de desenvolver competências técnico-profissionais nos estudantes de Jornalismo para o exercício de actividades profissionais.
A assinatura do acordo teve lugar na sala de reuniões do edifício da Rádio Bié. Pela UNIC assinaram o Reitor, Dr. João Canoquena, e Everton Raupp em representação do Dr. Oldemar Nolio, Presidente da Fundação Universitária EuroAfricana (FUEA), pela Rádio Bié assinou o Director-geral, Jonas Albino, sendo testemunhado pela chefe dos Serviços Administrativos e Financeiros, Julieta Sapalo, chefe de produção, Fernando Chicapa, e pelo chefe técnico da rádio, António Sitatela.
O memorando tem por objectivo oferecer aos estudantes de Jornalismo da UNIC a articulação entre a teoria e a prática por meio de uma relação estreita entre a academia e o local de trabalho, permitindo que os universitários treinem o conhecimento sobre técnicas de trabalho.
Na sala de reuniões, o chefe de produção da Rádio fez a apresentação do regulamento interno que rege as actividades de estágios apresentando vários pontos importantes entre deveres e direitos, quer do estagiário assim como das instituições responsáveis. Também se destacou o valor da ética deontológica e o sigilo profissional, elementos fundamentais que o estagiário deverá assumir e, com os quais deverá comprometer-se.
Na ocasião o Director-geral da Rádio afirmou que o convénio “é uma iniciativa de grande valor sobretudo para os estudantes de Jornalismo. Dá-se conta que a UNIC não só está preocupada com o nível académico dos estudantes, mas também, como quer torná-los em grandes profissionais associando a teoria à prática”. Acrescentou ainda que com este acordo, a UNIC irá colocar no mercado de trabalho profissionais competentes, ágeis, capazes de exercer com rigor e sem medo a actividade jornalística em qualquer redacção nacional e do mundo, pautando pela ética e deontologia profissionais.
Depois da assinatura, o Reitor foi convidado a conhecer a estrutura arquitectónica da rádio desde a secretaria geral, sala de redacção, estúdios, sala de controlo e técnica. No final o Dr. Canoquena prestou uma entrevista ao vivo durante 18 minutos no programa “Magazine Bié Vida e Trabalho”, onde justificou a intenção do convénio: “como instituição do ensino superior temos que criar parcerias para garantir práticas e estágios. É neste contexto que venho à rádio para assegurar tais condições para as práticas e estágios curriculares para a nossa licenciatura em jornalismo”. O Reitor afirmou que a UNIC tem uma rádio, contudo as condições que tem precisam de ser suplementadas com as condições do meio ambiente profissional real.
O Reitor foi questionado sobre o novo ano académico e assegurou que a instituição que dirige tem condições criadas para o arranque do novo ano. Na mesma senda sublinhou que estão disponíveis para o presente ano perto de 120 vagas em média para cada curso do período da noite e aproximadamente 200 vagas em média em cada um dos dez cursos no período regular.
O Reitor falou ainda da missão da universidade que consiste em cumprir com os planos de estudos dos cursos aprovados. No âmbito científico assegurou que a UNIC tem cerca de 27 estudos publicados e outros a serem finalizados. No campo da extensão, a UNIC tem como prioridade a difusão do conhecimento científico, algo que vem fazendo por meio de palestras e seminários.
Este é o primeiro acordo de cooperação que a Universidade Internacional do Cuanza firma com um meio de comunicação, ampliando assim as condições para inserir o estudante da licenciatura em Jornalismo num ambiente profissional real.