O engenheiro doutor Santos Gracia, presidente da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), participa do almoço em homenagem ao presidente brasileiro oferecido pelos monarcas espanhóis no Palácio Real.
A recente visita oficial à Espanha do Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Primeira Dama, Rosângela Lula da Silva, teve como acto central um almoço organizado em sua homenagem no Palácio Real de Madri pelo Rei e a Rainha da Espanha, Felipe VI e Dona Letizia.
Santos Gracia Villar foi convidado para o evento como patrono da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) e presidente da FUNIBER, entidade de ensino superior de origem espanhola com presença significativa no Brasil e em mais de trinta países, principalmente nos de língua portuguesa e espanhola.
Durante o evento, o Dr. Gracia conversou com o Presidente Lula e seu Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Assim, os participantes concordaram com a necessidade de aprofundar “os fortes laços humanos” gerados pela “nossa herança ibérica comum”, nas palavras de Lula da Silva; bem como a importância de promover iniciativas de cooperação conjunta no continente africano.
Nesse sentido, o presidente da FUNIBER expôs a relevância da UNIC, promovida pela FUNIBER e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) no Cuito, centro de Angola, país que mantém importantes laços culturais com o Brasil.
Novo reconhecimento do Rei da Espanha ao trabalho global da FUNIBER
Com o convite para participar da recepção de Lula da Silva, a Casa Real da Espanha voltou a reconhecer o trabalho da Fundação em todo o mundo. Igualmente, em fevereiro passado os monarcas espanhóis, em visita de Estado a Angola, assistiram a uma apresentação da UNIC no Banco Econômico de Luanda e inauguraram uma exposição de duas colecções de Joan Miró pertencentes à Obra Cultural da FUNIBER e UNEATLANTICO. Por outro lado, o próprio Santos Gracia recebeu em Julho passado a prestigiosa Cruz Oficial da Ordem de Isabel a Católica, instituída pela Coroa espanhola em 1815.
Com estas distinções, o Reino de Espanha reconhece o trabalho da FUNIBER, especialmente na divulgação e conhecimento da língua espanhola, bem como o seu trabalho para a compreensão mútua dos 900 milhões de falantes de espanhol e português. Da mesma forma, destaca-se sua Obra Cultural, que divulga desinteressadamente as manifestações artísticas espanholas em numerosos países; bem como o compromisso social da Fundação e seu esforço para promover o acesso à graduação e pós-graduação para os sectores mais desfavorecidos, por meio de um amplo programa de bolsas de formação.