A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) assinou, hoje, o primeiro acordo de cooperação educacional com a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), instituição de ensino superior angolana, localizada na província do Huambo, e o acto solene teve lugar na sala de reuniões do campus universitário da UNIC, na cidade do Cuito.
O acto contou com a presença do reitor, doutor João Canoquena, decanos das faculdades de: Engenharia, Jorge Molina, Ciências da Saúde, Daryanis Guilarte, Ciências Sociais e Humanas, Lisandra Brizuela, a Reitora da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), doutora Virgínia Lacerda Quartim, o vice-reitor para a área científica e pós-graduação, Ataúlfo Malé Pereira e o assessor da secretaria reitoral, Baltazar Aurélio.
O acordo pretende desenvolver projectos de investigação científica entre docentes de ambas instituições do ensino superior. Na mesma senda consta dos objectivos, articular a teoria à prática, por intermédio da investigação científica; primar por uma cultura de rigor científico e pautar-se por um alto sentido de responsabilidade na gestão dos resultados de investigação científica.
A acção foi antecedida de uma visita guiada pelo campus. A comitiva da UJES conheceu os diferentes departamentos que compõem a UNIC e o seu funcionamento, desde a porta de entrada do estudante enquanto candidato, a área de admissões, secretaria académica, laboratórios de tecnologia alimentar e bioquímica, biblioteca, UNIC-rádio, salas de aula, sala de control de todo o sistema tecnológico da Universidade até as obras em curso.
Terminada a visita, seguiram à sala de reuniões onde procederam com as assinaturas. Da parte da UJES rubricou a doutora Virgínia Lacerda Quartim, Reitora e da UNIC o doutor Oldemar Nolio, presidente da Fundação Universitária EuroAfricana (FUEA) e o Reitor, doutor João Canoquena.
Em conferência de imprensa, a Dra. Virgínia declarou: “é mais importante estabelecermos estes protocolos a nível nacional do que estendermos os nossos protocolos a nível internacional e não termos coesão entre as universidades que temos. É uma melhor forma de conhecermos a realidade do país e partilharmos experiências”.
A Reitora, na ocasião sublinhou o potencial tecnológico e a infraestrutura de ponta que a UNIC comporta, um potencial muito importante para a instituição que dirige.
Virgínia Quartim fez referência do estado dos trabalhos científicos ao nível da região Bié e Huambo, e sustenta que estes “precisam muito mais ser publicitados porque têm sido feito trabalhos com alguma certa originalidade em relação à região onde nos encontramos circunscritos, e que por vezes não têm sido tão divulgados”.
Ressalta que a par da necessidade de melhoria da qualidade destes trabalhos, enquanto Universidade “vamos fazer” e espera da Universidade Internacional do Cuanza o mesmo, primar pela divulgação dos trabalhos científicos, que a seu ver ajudam a conhecer melhor a realidade de Angola em termos científicos e sociais.
Alerta aos estudantes e professores a um estudo sério e a buscar por conhecimentos sérios para o desenvolvimento do país e puder explorar recursos do país em prol do bem-estar das comunidades.
Por sua, o Reitor João Canoquena descreveu os ganhos que a UNIC terá com o acordo tendo em vista que a UJES possui uma experiência reconhecida no país, no âmbito da investigação científica.
A UJES foi criada em 2009, controla as Faculdades de Medicina Humana, Ciências Agrárias, Medicina Veterinária, Economia, Direito, Instituto Superior Politécnico com cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento.