Numa altura que decorre o seminário sobre capacitação de pesquisadores para a indústria agropecuária na Universidade Internacional do Cuanza promovido pela UNIC, o presidente da Câmara do Comércio, Agro-pecuária e Indústria do Bié (CCAIB), doutor Gil Januário Chindai visitou o Campus universitário e manteve um encontro com a Direcção da instituição na manhã de segunda feira.
O presidente foi recebido pelo Reitor e o Secretário Geral na sala de reuniões do Campus universitário, e durante o encontro, várias questões foram abordadas no campo da ciência. Gil Chindai manifestou o interesse de estabelecer parceria de cooperação entre o sector que dirige e a UNIC no domínio da pesquisa científica para a indústria agro-pecuária, com vista a mitigar as insuficiências que o sector apresenta na província do Bié.
Na mesma ocasião, o presidente da CCAIB destacou que a iniciativa da parceria com a UNIC “é certeira”, reconhecendo o potencial tecnológico que a instituição agrega, e afirma que este desiderato vai contribuir significativamente para o Bié se posicionar, “criar marca própria e participarmos na componente da coleta do produto nacional bruto, onde tecnologia versos trabalho só dá lucro e acima de tudo riqueza”.
Por sua vez, o reitor da UNIC aludiu positiva a iniciativa da CCAIB, destacou que a Universidade abraçou o desafio, e propõe uma " iniciativa de relação entre o saber e o empirismo das fazendas e dos vários agentes económicos da indústria e agropecuária, e elevar Angola no patamar europeu".
O reitor João Canoquena, reconheceu também que tem verificado muitas intervenções científicas no apoio da indústria agro-pecuária e o interesse no conceito de segurança alimentar que têm contribuído na ciência em Angola. Propõe que a UNIC seja a instituição responsável para apresentar os relatórios trimestralmente, isto é, em língua portuguesa e Inglesa no sentido de atrair investidores estrangeiros que apostem nesta área da indústria.
O presidente da CCAIB abraçou as propostas apresentadas pelo reitor da Universidade, e também sugere o desafio à UNIC de estabelecer cursos ligados à indústria e agro-pecuária e juntos casar o empírico e o científico.
No final do encontro, Gil Chindai caminhou um pouco por todo campus, visitou a biblioteca, o estúdio de rádio, e o laboratório de física e química da Universidade Internacional do Cuanza, e reiterou que a UNIC é a escolha certeira para o sector que dirige alcançar os objetivos desejados.