A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) celebrou o Dia do Enfermeiro (dia 12 de maio), promovendo uma palestra informativa sobre a história da enfermagem no Mundo e em Angola, incluindo actividades práticas e uma visita guiada aos laboratórios proporcionando aos participantes uma visão abrangente e prática da profissão.
O evento contou com a participação do Reitor da Universidade Internacional do Cuanza, Dr. Carlos Martínez; Dr. Leonardo Cruz, Decano da Faculdade da Saúde; e do Dr. Amândio Baptista, diretor do curso. Além disso, teve a presença de professores e alunos da UNIC, bem como directores e estudantes de outras instituições incluindo o Instituto Técnico Privado AGP, o Instituto Técnico de Saúde Bernarda, o Instituto Técnico Privado Vitalis, o Instituto Técnico de Saúde Mualaca e o Instituto Técnico Cordeiro de Deus.
Durante o evento os estudantes expressaram sua satisfação, considerando o evento como um momento de aprendizado extremamente significativo. "Foi uma experiência muito gratificante participar desta actividade. Compartilhar a história da enfermagem conosco foi enriquecedor, pois só a conhecia superficialmente. Gostaríamos de agradecer à Universidade do Cuanza pela oportunidade e por nos proporcionar uma experiência maravilhosa sobre a enfermagem", disse Ariela Catimba, estudante do Instituto Técnico Privado Vitalis.
A actividade cujo o lema foi "Nossos Enfermeiros, Nosso Futuro” despertou a consciência dos futuros enfermeiros para a magnitude da responsabilidade que cada um terá no avanço do bem-estar social. Ao destacar a importância econômica dos cuidados de saúde e a necessidade de investimentos na profissão de enfermagem, o momento promoveu uma reflexão sobre o papel vital dos enfermeiros na garantia da saúde e no respeito aos direitos fundamentais de todas as pessoas.
O evento incluiu a entrega de certificados de reconhecimento aos estudantes da Faculdade de Saúde da UNIC que se destacaram por sua participação e presença exemplares na sala de aula. Esta iniciativa visa incentivar mais estudantes a se tornarem participativos e engajados em suas actividades acadêmicas, além de proporcionar momentos culturais.
Ao introduzir o curso de enfermagem, a UNIC evidencia um comprometimento substancial com a promoção da saúde, a entrega de cuidados de excelência e o progresso da profissão de enfermagem e responder directamente à demanda por profissionais altamente treinados e capacitados para enfrentar os desafios complexos do actual sistema de saúde.