A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) inaugurou, no último dia 16 de Fevereiro, o Ágora “Reis da Espanha”, assim nomeado em homenagem à visita de Estado que o Rei Felipe e a Rainha Letizia realizaram no ano passado à Angola. Prestigiou o acto inaugural o Embaixador da Espanha em Angola, Dom Manuel Lejarreta, acompanhado de sua comitiva. Também estiveram presentes na cerimónia o Reitor da UNIC, Dr. Carlos Roberto Jélvez Martínez, o Governador Provincial, Eng. Alfredo Pereira, o Administrador Municipal, Dr. Abel Guerra, o Director de Relações Institucionais da FUNIBER, Dr. Frigdiano Álvaro Durántez Prados e a Reitora da Universidade José Eduardo dos Santos, Dra. Virgínia Quartin.
Em entrevista à imprensa, o Embaixador Lejarreta enfatizou que o UNIC é o projeto mais significativo no qual a Espanha está envolvida sob uma perspectiva cultural, sendo um símbolo importante das relações entre a Espanha e Angola. Ele expressou admiração pela criação de um centro universitário de alta qualidade na província do Bié, “o coração de Angola” e acrescentou que considera o Cuito “como o embrião da sede da Iberofonia na África subsaariana"
Já o Reitor da UNIC, Dr. Martínez destacou que o Ágora Reis de Espanha é um espaço voltado à comunidade académica para lazer e estudos, podendo abrigar mais de 400 alunos com espaços de trabalho e acesso à Internet. “Marca um compromisso firme pela articulação deste nobre espaço intercontinental e multinacional da Iberofonia em benefício dos povos e das comunidades”, frisou.
O diretor de Relações Institucionais da FUNIBER, Dr. Álvaro Durántez - que também preside a Cátedra da Iberofonia da UNIC -, destacou que a escolha do nome para o espaço central da universidade não só homenageia a visita de Suas Majestades à Angola em 2023, mas também celebra as relações bilaterais entre Espanha e Angola.
Vale ressaltar que a placa inaugural foi elaborada em espanhol e português, utilizando a tipografia Ibarra Real, uma fonte clássica espanhola que remonta ao reinado de Carlos III.
Durante o evento, as autoridades também realizaram visitas guiadas às instalações da UNIC como o Hospital de Campanha e o Laboratório de Simulação Clínica Avançada. Segundo o reitor Carlos Martínez, as instalações são de grande importância para o projecto europeu CLINICALSIM, que é fruto da cooperação iberófona entre a UNIC, a Universidade José Eduardo dos Santos, a Ordem dos Enfermeiros de Angola e o Instituto Politécnico do Porto (Portugal), a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e a Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO).