O Campus da Universidade Internacional do Cuanza – UNIC acolheu a visita de uma delegação de efetivos do Serviço Penitenciário no Bié, na manhã desta quarta-feira, 16 de março de 2022, e a visita se enquadra no domínio das comemorações do 43º aniversário do Serviço Penitenciário do Ministério do Interior (MININT) em Angola.
A comissão foi recebida pelo reitor da UNIC, Doutor João Canoquena, que estendendo as boas-vindas levou os membros do Serviço Penitenciário a uma visita guiada, a conhecerem a estrutura universitária, seus serviços e funcionamento.
A mesma delegação foi chefiada pelo Subcomissário Prisional Catela Montenegro de Carvalho, Director Provincial do Serviço Penitenciário no Bié, que no primeiro momento interagiu com estudantes do curso de Direito, explicou o objectivo social do Serviço Penitenciário assim como as suas políticas de reabilitação e reintegração da comunidade penal.
Os estudantes levantaram várias questões e, na ocasião Catela de Carvalho esclareceu satisfatoriamente as dúvidas enaltecendo o interesse demonstrado pela classe estudantil em saber mais sobre as temáticas inter-relacionadas com o Direito e o Serviço Penitenciário.
Seguidamente os visitantes foram conduzidos a conhecer os laboratórios de informática, Google for Education e de sistemas, onde passaram a saber do funcionamento de todo o sistema tecnológico do Campus universitário, além de visitar a biblioteca, e participar de uma entrevista para a UNIC-RÁDIO. Falando aos microfones da rádio, o Subcomissário Prisional Catela Montenegro de Carvalho enfatizou a satisfação e o orgulho pela estrutura e capacidade da Universidade sugerindo que a sociedade biena tenha a UNIC como parceira.
O Director assinalou a imponência do projecto UNIC no Bié e propõe o desafio da formação superior à distância que a seu ver pode beneficiar a comunidade presidiária. Por sua vez, o reitor agradeceu a visita e afirmou que a formação à distância para cursos de graduação é um assunto em análise assinalando que já decorre com os programas de pós-graduação através da FUNIBER, promotora da UNIC, ressaltando ainda a formação que os docentes estão a receber em prol da educação à distância.
A visita teve duração de duas horas, os dois dirigentes mostraram a intenção de uma possível parceria e o reitor assegurou que a UNIC está de portas abertas para as próximas visitas.