A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) celebrou um acordo de colaboração com a Universidade de Cienfuegos (UC-Cuba) no âmbito do intercâmbio académico entre especialistas, estudantes, professores e pesquisadores. A assinatura do acordo aconteceu a 04 de março do corrente ano, durante uma conferência via Zoom entre os magníficos reitores de ambas as Universidades, da UNIC o Dr. Miguel Ysrrael Ramírez Sánchez, e da UC a Dra. Orquídea Urquiola Sánchez.
O acordo entre as duas instituições visa viabilizar o intercâmbio de especialistas e estudantes para o desenvolvimento de programas, conferências, pesquisas científicas e professores convidados; projectos bilaterais e multilaterais de pesquisa científica; organização de seminários, simpósios e pesquisas científicas conjuntas; programas de bolsas de estudo e actividades para a obtenção de níveis académicos de pós-graduação; intercâmbio de planos, programas, materiais de estudo, informação técnico-científica e materiais audiovisuais; elaboração de artigos científicos e outras publicações; promoção do intercâmbio de estudantes e professores.
No seu discurso, a Dra. Urquiola mencionou que a relação que pode ser gerada através deste acordo será muito frutuosa e muito benéfica para ambas as instituições, para além do facto de a UC ter uma vasta experiência em termos de relações com Angola, com o intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores. Ela reconheceu a ampla projecção que a UNIC tem, pelas acções que estão a ser levadas a cabo a favor das relações internacionais. Por sua parte, o Dr. Ramírez salientou a importância de estabelecer este acordo com uma instituição de prestígio académico e científico que permita uma melhor formação e aplicação dos conhecimentos científicos para o desenvolvimento das nossas regiões.
Da mesma forma, o nível educacional dos licenciados da UC e a geração de conhecimento dos seus pesquisadores são sinónimo de uma grande instituição com a qual a UNIC está a fazer esta importante aliança. A Universidad de Cienfuegos está classificada como uma das dez melhores universidades de Cuba, onde são oferecidos mais de 60 programas académicos, incluindo Bacharelatos, Especialidades, Mestrados e Doutoramentos. Tem 4 centros de pesquisa e 7 sedes municipais que contribuem para o impacto na gestão do conhecimento e inovação para o desenvolvimento local e o trabalho comunitário nos assentamentos humanos rurais, particularmente no território montanhoso e nas zonas costeiras.