A construção da Universidade Internacional do Cuanza é uma iniciativa da Fundação Universitária Euroafricana (FUEA), na qualidade de promotora do projecto. O campus Universitário que está sendo erguido no bairro Kaluapanda, Estrada Nacional 250, na cidade do Cuito, encontra-se a 75 % de execução total das obras, referente à primeira fase. Falando para o programa “Somos a UNIC” transmitido todas as sextas-feiras na estação de rádio do Bié, José António, assegurou que a Universidade será inaugurada no mês de junho.
Na entrevista o especialista em obras salientou que a primeira fase de construção é constítuida por seis edifícios, que segundo ele, dois encontram-se já a 99% de finalização, outros dois a 70% e dois a 45% de execução. Dentro da construção, o engenheiro, responsável pelas obras frisou sobre o tema de redes exteriores e o tema de urbanização como parte deste processo que caminha a bom ritmo. No campo da eletricidade, os edifícios em acabamento têm 80% de iluminação interna concluída, e 50% da iluminação exterior, quadros eléctricos instalados. Quanto à canalização, já foi instalada a rede de água pública. Também estão instalados os equipamentos de ar condicionado, incluindo os extratores de ar dos banheiros e recuperadores de calor.
Esta informação foi avançada pelo engenheiro Gelson Ganga, diretor de Sistemas da UNIC. E no âmbito das telecomunicações, Gelson Ganga, diretor de Sistemas da UNIC, argumentou que os postos de trabalho para computadores estão preparados no edifício 1.O, assim como o sistema detenção de incêndios. A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) “está a ser erguida de acordo a normativa de construção europeia, feita de Betão armado, recobrimento em tijolos, e cada uma das salas está alisada acústica e termicamente, grandes janelas para que penetre muita luz e permita a renovação de ar, e os acabamentos no exterior feitos com morteiro centrífugos e com tintura da mais alta qualidade” descreveu José António.
Na primeira fase, a Universidade Internacional do Cuanza terá a capacidade para albergar cerca de cinco mil estudantes e conta com seis edifícios, dos quais uma biblioteca virtual contendo milhares de livros, biblioteca física com mais de seis mil livros, 23 salas de aulas, laboratórios de Tecnologia Alimentar, Microbiologia e Biomecânica, Estúdios de Rádio e Tv e um centro de projectos, para além de duas salas de informática. A Universidade Internacional do Cuanza é uma instituição dinâmica e flexível, que se adapta às necessidades dos alunos através de uma atenção personalizada. O corpo docente é formado por renomados professores da esfera nacional e internacional, profissionais, pesquisadores e acadêmicos de reconhecido prestígio. A Universidade conta com as faculdades de Engenharias, Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Saúde e Ciências da Educação.