A Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER) organizará o seminário online "Telecomunicações e Sociedade Digital na União Europeia" nos dias 27 e 28 de maio, no âmbito do encerramento do segundo curso da Cátedra Jean Monnet "Política de Telecomunicações na UE e na Sociedade da Informação", que é gerida pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO).
O seminário será realizado em formato híbrido, a partir do salão de festas da UNEATLANTICO, e será transmitido ao vivo pelo canal da universidade no YouTube. Para acompanhar o seminário online, é necessário efetuar uma inscrição:
Algumas das instituições mais importantes do país no domínio das telecomunicações participarão no evento de dois dias. A sessão será também uma oportunidade para fazer um balanço do segundo ano académico da Cátedra Jean Monnet. A Comissão Europeia, através do programa Erasmus+, concedeu esta cátedra universitária à UNEATLANTICO em 2022 com o objetivo de reforçar o ensino e a investigação sobre a integração dos Estados membros.
O evento conta ainda com a colaboração da Universidad Internacional Iberoamericana de Puerto Rico (Universidade Internacional Iberoamericana de Porto Rico, UNIB), a Universidad Internacional Iberoamericana de México (Universidade Internacional Iberoamericana do México, UNINI México), a Fundación Universitaria Internacional de Colombia (Fundação Universitária Internacional da Colômbia, UNINCOL), a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) e a Universidad de La Romana (Universidade de La Romana, UNIROMANA).
Após a abertura do seminário, por Rubén Calderón, reitor da UNEATLANTICO, o Prof. Dr. Benjamín Sahelices, decano da Associação Profissional de Engenheiros Informáticos de Castela e Leão (CPII-CyL), proferirá a primeira conferência na segunda-feira. Nesta sessão, será apresentada a importância dos profissionais do sector das TIC no desenvolvimento das políticas de telecomunicações da União Europeia.
O Prof. Dr. Jorge Pérez Martínez, diretor do Fórum sobre a Governação da Internet em Espanha, apresentará em seguida a sessão "A situação da Europa na geopolítica mundial". Pérez Martínez explicará como a globalização da economia mundial conduziu à formação de blocos geopolíticos em torno de interesses políticos e comerciais.
O dia será encerrado pelo Brigadeiro-General Dr. Fernando Davara, com a sessão "Ciberdefesa-Cibersegurança na Europa". A sua sessão centrar-se-á na forma como a globalização também deu origem à questão da defesa e do ataque entre diferentes países no ciberespaço, bem como à garantia da segurança das comunicações em geral.
O seminário prosseguirá na terça-feira, 28 de maio, com uma sessão de Pablo Herrán, Diretor-Geral dos Transportes e Comunicações do Governo da Cantábria, centrada na situação do sector das telecomunicações nesta comunidade autónoma. Em seguida, Miguel López Coronado, Diretor da Cátedra, falará sobre as perspectivas das comunicações electrónicas na União Europeia. Por último, o futuro do sector das telecomunicações será abordado por Juan Luis Redondo Maíllo, Diretor de Políticas Públicas Digitais da Telefónica.
Silvia Aparicio, Vice-Reitora de Planeamento Académico e Pessoal Docente da UNEATLANTICO, encerrará o seminário.
"Financiado pela União Europeia. No entanto, as opiniões expressas são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a entidade que concedeu o financiamento podem ser responsabilizadas pelas mesmas".