Depois de sensivelmente cinco meses de aula, finalmente é chegado o momento do balanço daquilo que foi o percurso académico, organizacional e a primeira experiência da Universidade Internacional do Cuanza, que abriu as portas pela primeira vez, no dia 5 de Outubro de 2021.
Nesta terceira semana do mês de Fevereiro, o Campus universitário regista pouco fluxo de estudantes, o motivo é que o semestre chegou na sua recta final e estes que constituem os principais utentes da Universidade encontram-se em pausa pedagógica, aguardando o regresso às aulas no segundo semestre.
Feliciano da Silva Félix, saiu da província do Cuanza Sul para estudar Jornalismo na UNIC. O estudante foi aprovado em todas as disciplinas sem passar pelo recurso, e segundo afirmou, sente-se feliz porque sai de férias e vai se preparar para o segundo semestre.
Os professores José Januário e Reinaldo Peña afirmaram que o semestre transacto foi positivo, em forma geral, ressaltando que a maioria dos estudantes superou a expectativa e na condição de professores as metas aspiradas foram alcançadas. Reafirmam que no próximo semestre vão continuar a empreender esforços no sentido de melhorar e fazer face à qualidade de ensino que se pretende na Universidade.
O Reitor da Universidade Internacional do Cuanza, Dr. PhD João Manuel Canoquena considera positiva a avaliação que se faz do primeiro semestre. Sublinhou que as metas preconizadas foram obtidas, o calendário foi cumprido, ressaltou existirem aspectos que devem ser melhorados, e junto do seu pelouro, professores e a equipa de funcionários vai continuar a trabalhar de maneiras a responder com as expectativas dos estudantes e da sociedade.
O primeiro semestre de aula na Universidade Internacional do Cuanza deu início a 5 de outubro de 2021 e se estendeu até princípios de fevereiro de 2022, neste momento decorrem os exames de recurso. O início do segundo semestre está previsto para o princípio do próximo mês de Março de 2022.