O Professor Sérgio Chivava, docente da UNIC, deu uma palestra no dia 12 de abril, a convite do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos do Bié, sobre o papel da juventude na preservação da paz, durante acto provincial que se enquadra nas festividades do Dia Nacional da Juventude, comemorado no dia 14 de abril.
O docente, em representação da Universidade Internacional do Cuanza, cedeu ao convite e junto das entidades governamentais da província se deslocou ao município do Chitembo, onde estiveram reunidos jovens de diversas partes da província. O professor Sérgio aconselhou a juventude a ser o principal promotor de uma cultura de paz e da tolerância nas instituições familiares, religiosas e não só.
Chamou a atenção dos jovens para abraçarem práticas de respeito e amor ao próximo e cultivar uma convivência de paz sendo estes a força motriz da sociedade que elevará o desenvolvimento sociocultural.
E fazendo face ao Dia da Juventude, o grupo estudantil Geração de Ouro, da Universidade Internacional do Cuanza, realizou uma atividade no Campus universitário, a mesma foi marcada com um workshop orientado com o tema “Estudante Universitário e sua influência social”.
Segundo Djessy, membro do grupo, “a decisão foi dos próprios estudantes, e o objetivo era impactar. A ideia foi não deixar o dia passar sem alguma ocorrência”. Os estudantes foram levados a reflectir sobre a sua influência social sendo universitários.
O tema foi dissertado por um estudante da UNIC, do curso de Psicologia das Organizações, Daniel Tolosso, que durante a abordagem sublinhou que “todo o aprendizado só faz diferença quando é compartilhado e quando impacta a vida das pessoas”. Segundo o palestrante, o estudante universitário mais do que receber conhecimentos tem a obrigação natural de partilhar os conhecimentos e resolver as situações sociais.
Tolosso indicou ainda que o estudante universitário deve desempenhar o papel de influência servil na sociedade.
Esmeralda Simão, estudante de Engenharia Química também participou da palestra e não escondeu a satisfação ao aprender sobre como ser um estudante universitário influenciador, capaz de colocar em prática o aprendizado do dia-a-dia e ser capaz de resolver os problemas dentro da sociedade.
Os professores e membros administrativos da UNIC destacando-se o Gestor Geral, Erverton Carvalho, testemunharam a actividade, e, enalteceram a iniciativa dos jovens estudantes e pela abordagem do tema que mereceu aplausos da sua parte.