Nesta secção

Universidade Internacional do Cuanza recebe AEUPA

09 Fevereiro, 2022

A Delegação Nacional da Associação dos Estudantes das Universidades Privadas de Angola (AEUPA) realizou um trabalho de campo na Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), na manhã desta terça feira.

Recebidos pela Reitoria da instituição, a Delegação manteve audiência com o Reitor e o Secretário Geral na sala de reuniões, da qual a comitiva apresentou os seus objetivos, entre os quais, radiografar a qualidade de ensino no Bié, medir o grau de participação social dos universitários, mobilizar e apelar os estudantes universitários para as eleições do corrente ano e auscultar os académicos.

A Direcção da UNIC ouviu com atenção a intenção da organização juvenil universitária, e na ocasião o Reitor afirmou que “ a UNIC é uma instituição de cariz privado”, prima pela comunicação com os estudantes e trabalhar com eles no sentido de atender às suas perspectivas.

Por sua vez, o presidente da AEUPA, Joaquim Costa Caiombo, disse que a AEUPA é uma organização filantrópica, de carácter académico e social, faz parte do Conselho do Ensino Superior e é parceira das instituições de ensino superior privado em Angola.

Segundo Joaquim Caiombo, a associação tem levado a cabo inúmeras atividades que visam aumentar o repertório académico, científico, cultural e extracurricular, com vista a fomentar entre os estudantes e líderes a capacidade de responder positivamente aos problemas atinentes aos seus direitos ao nível do ensino superior.

Numa visita guiada, os membros da associação conheceram o Campus inteiro, e no final mantiveram encontro com os estudantes. Deste encontro, várias questões foram apresentadas e o presidente as levou em conta no intuito de apresentá-las para quem é de direito, e juntos trabalharem para solucionar as necessidades da sociedade académica.

Joaquim Caiombo faz uma avaliação positiva da UNIC, descrevendo desde a organização da própria infraestrutura, o atendimento aos estudantes e ao público, o processo da internet no Campus, a presença do professor a tempo integral, ao ambiente em si. Segundo Caiombo, a instituição apresenta um verdadeiro ambiente universitário, tal como é exigido pelo sistema de ensino superior nacional e internacional.

A Associação dos Estudantes das Universidades Privadas de Angola (AEUPA) é uma organização com fins filantrópicos, parceiros do estudado. Entre os seus planos consta o combate ao Covid-19, junto à Comissão Nacional Multissetorial e o combate à corrupção nas universidades.