Os Docentes da Universidade Internacional do Cuanza foram outorgados com certificados de participação depois de concluírem com sucesso a primeira fase do Seminário de Capacitação metodológica decorrido entre os dias 5 a 15 de janeiro, e o segundo momento de 23 de fevereiro a 18 de março do corrente ano, no Campus Universitário.
A cerimónia foi marcada com uma palestra norteada pelo tema Capacitação em pesquisa e inovação “A iniciação científica e tecnológica no ensino superior”. O tema foi dissertado pelo académico e empresário Felisberto Ngola Chamuanga, Mestre em liderança e sustentabilidade, que durante a sua abordagem enfatizou a palavra “envergadura” para fazer menção à UNIC.
O palestrante apelou a UNIC a ser um contributo válido na solução do déficit de estudos científicos credíveis a nível local do Bié, sublinhou ainda que “o desenvolvimento socieconómico de qualquer região passa pela pesquisa e pela inovação, daí que a academia sendo campeã nestas matérias, a UNIC é chamada para promover estudos e pesquisas, de modos a ajudar a tirar a região do Bié da periferia académica angolana e atender as expectativas sobre rigor científico que surgiu no seio dos angolanos”.
Os professores mostraram-se receptivos durante a palestra, satisfeitos agradeceram pela abordagem do tema e pelo momento que os confere reconhecimento pelo empenho durante a formação, para eles um aprendizado é sempre bem-vindo, reiterando o seu compromisso de fazer da UNIC uma verdadeira academia onde o rigor científico seja um verdadeiro facto.
O seminário de capacitação dos docentes na UNIC obedeceu à formação da metodologia de ensino presencial e EAD – Educação A Distância, no ensino superior.
A actividade outorgou cerca de 35 docentes, e contou com a presença do Reitor, Doutor João Canoquena, Gestor Geral da Universidade, Erverton Carvalho, Secretário Geral Ibombi Luvunga e representantes administrativos.