A Universidade Internacional do Cuanza saúda os 20 anos de paz que Angola assinala hoje. Foi no dia 04 de abril de 2002 que o governo angolano e o partido UNITA assinaram o acordo de paz e abraçaram a reconciliação, depois de um longo tempo de conflito armado.
De acordo com o professor da UNIC, Mestre António Sicato, esta data é de grande significado para todos os angolanos, assinalando que a paz trouxe grandes benefícios em todos os domínios, social, político e económico. Para o professor, esta data marca o primeiro passo para a reconstrução do país.
O professor António Sicato também sublinhou que a presença da Universidade Internacional do Cuanza em Angola é um exemplo vivo do ganho com a paz. Daí que apela a todos os angolanos, principalmente as novas gerações, a pautarem pela tolerância, sã convivência e preservação da paz.
Outro docente da UNIC, o professor Afélio Wambo destaca que o dia 04 de abril deve ser uma data de reflexão para todos os angolanos porque marca o fim de uma jornada de dor e sofrimento, e é também o começo de um novo caminho, representando a victória dos angolanos. O docente apela à atenção dos jovens especificamente a optarem por uma consciência política e a olharam para a política como ciência e não como um meio para fomentar a desordem e causar instabilidade no seio da sociedade.
A assinatura do acordo de paz em Angola aconteceu no dia 04 de abril de 2002, e hoje ao celebrar o 20º aniversário, a UNIC se junta nesta comemoração que marca a reconciliação no país.