A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), promovida pela FUNIBER e a Universidad Europea del Atlántico, é apresentada pelas instituições educativas espanholas que acompanham Felipe VI e Dona Letizia durante a sua estadia em Angola.
Uma grande representação da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), dirigida pelo Presidente Santos Gracia, ofereceu várias actividades, incluídas na agenda oficial, onde os monarcas tomaram conhecimento em primeira mão do extenso trabalho universitário, social, cultural e de saúde que a instituição espanhola desenvolve em Angola.
Assim, na passada terça-feira a FUNIBER recebeu Felipe VI e Dona Letizia na sede do Banco Económico em Luanda, capital de Angola, onde foi exibida uma apresentação da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), entidade angolana promovida pela FUNIBER, juntamente com a Universidad Europea del Atlântico (UNEATLANTICO), de Santander. Através da apresentação, os Reis de Espanha foram informados sobre o centro universitário inaugurado por impulso espanhol em 2021 na cidade do Cuito, capital da província do Bié, no centro do país, e construído num antigo campo minado da guerra civil angolana. O evento foi conduzido por F. Álvaro Durántez Prados, Director de Relacções Institucionais da FUNIBER e antigo conselheiro da Casa do Rei de Espanha.
A representação da UNIC foi chefiada pelo Presidente da FUEA Oldemar Nólio e o Reitor João Canoquena, acompanhados do Secretário Geral, Carlos Sousa, a Vice-Reitora para a Área Científica María Rodríguez e a Decana da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisandra León.
Entre outras coisas, os monarcas aprenderam como quase 2.500 estudantes de todas as províncias de Angola desfrutam agora de uma educação universitária que observa os mesmos padrões de qualidade que a espanhola, ensinada por professores angolanos e latino-americanos. A UNIC oferece actualmente dez licenciaturas em vários ramos da engenharia, enfermagem, direito, administração e gestão, jornalismo e psicologia. Com dois anos de existência, a Universidade hispano-angolana foi concebida para acolher mais de 8000 estudantes e para introduzir progressivamente cerca de vinte licenciaturas. Além disso, todos os estudantes estudam em português, espanhol e inglês e aqueles que terminarem os seus estudos em Santander poderão obter um duplo diploma oficial espanhol e angolano. Desta forma, FUNIBER, UNEATLANTICO e UNIC estabeleceram uma ponte de excelência académica entre África, Europa e América Latina.
Este trabalho notável em Angola representa também a jóia da coroa de uma ampla acção conjunta educativa, social e cultural da FUNIBER e UNEATLANTICO em África, que se estende, em graus variáveis, a outros países do continente austral, incluindo Marrocos, Moçambique, Guiné Equatorial, Senegal, Mali, Cabo Verde, Gabão e Camarões. Nesta tarefa, destacam-se as bolsas de formação da FUNIBER, que todos os anos facilitam o acesso ao ensino superior a dezenas de milhares de pessoas de todo o mundo, muitas delas africanas, num formidável esforço global destinado a democratizar a educação universitária.
Fotografias cedidas pela Casa de Sua Majestade o Rei de Espanha.