A Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA) no Bié, considera positivo o balanço feito à Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), durante uma visita de supervisão de idoneidade formativa para o curso de licenciatura em Enfermagem, no dia 16 de Janeiro de 2023.
A declaração foi feita pelo Doutor Paulo Luvualo, Bastonário da ORDENFA no Bié, depois de um trabalho aturado no campus universitário. A parte anfitriã, com uma delegação constituída por nove membros, foi guiada pelo Reitor Dr. João Canoquena, a Vice-reitora para a Área Científica, Dra. María Rodríguez, a Dra. Daryanis Guilarte, Decana da Faculdade de Saúde, o Engenheiro Jose Antonio Valdespino, Director de obras e outros membros da UNIC.
Nessa senda, se constataram as condições que a UNIC dispõe para o funcionamento do curso de Enfermagem, olhando para os laboratórios, disponibilidade bibliográfica dos conteúdos de cada disciplina curricular, perfil docente, infraestrutura, ambiente de estudo, meios tecnológicos de informação, entre outros aspectos que garantem a qualidade e eficiência na formação de enfermeiros.
Concernente aos laboratórios, a decana da Faculdade de Saúde em declarações, sustentou que a Universidade contará com um total de cinco, dos quais, três servirão especificamente para enfermagem. Guilarte enfatizou o CATE (Centro Avançado de Técnicas de Enfermagem), que já caminha a 85% de finalização das obras. Acrescenta a Decana, que estas são instalações de tecnologia de ponta que permitem a formação em todo tipo de patologias médicas, simulando casos reais e com a capacidade de assegurar uma formação de excelência para os profissionais da saúde.
A equipa visitante observou o retrato do projecto; no mesmo instante, o Secretário-Geral da Ordem, Eduardo Caiangula, descreveu-o como ambicioso. Sublinhou a necessidade de se colocar em prática a construção do internato e desse jeito criar um ambiente de exclusividade profissional para os estudantes do curso em destaque.
Em resposta, o Reitor afirmou que a UNIC pretende criar uma cidade universitária, proporcionando um ambiente favorável para os seus alunos, isto é, desde as mais avançadas condições tecnológicas por todo o campus à própria formação de profissionais da saúde altamente qualificados.
Na sequência, o Bastonário propôs à UNIC o desafio de implementar uma unidade hospitalar, ao nível da Universidade, que além de facilitar os estágios curriculares dos próprios alunos, também irá beneficiar a população biena que cresce de tempo em tempo. Na ocasião, o Reitor reiterou o compromisso da Universidade como parte da sociedade e ajudar a colmatar as dificuldades sociais.
No fim da visita, o Dr. Paulo afirmou em reportagem à rádio pública e à nossa reportagem que o balanço que se faz é positivo em relacção à constatação feita, enfatizando que “a Universidade Internacional do Cuanza é um projecto que precisamos abraçar e apoiar todos. A instituição está de parabéns pela infraestrutura, tanto do ponto de vista humano, material, quanto tecnológico”.
A Universidade Internacional do Cuanza desenvolve uma metodologia que combina a formação teórica do mais alto rigor científico com a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos desde o primeiro dia.