Nesta secção

Patrono da UNIC destaca o compromisso da FUNIBER em África à Televisão Pública de Angola

05 Julho, 2023

O Patrono da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) e Presidente da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), Dr. Santos Gracia Villar destacou à Televisão Pública de Angola (TPA), o compromisso da fundação no continente africano no domínio da formação, com maior foco nas áreas de engenharia.

O Patrono encontrava-se em visita de trabalho na UNIC, no Cuito - Bié quando prestou uma entrevista à TPA, no Campus universitário, no passado dia 30 de Julho.

Na mesma ocasião, o Dr. Santos Villar sublinhou que a FUNIBER vai continuar a apostar numa formação integral e de excelência com a integração do bilíngue em todos os cursos, a intenção é dotar os estudantes de competências transversais linguísticas. Além da língua nativa portuguesa, os estudantes têm o privilégio de aprender o espanhol no primeiro ano do curso e a língua inglesa no segundo.

Através da formação bilíngue “os estudantes que terminam o terceiro ano, têm a oportunidade de fazer os dois últimos anos dos seus estudos na Espanha, dependendo dos cursos, e obter uma dupla titulação angolana-espanhola. O nosso projecto é a união, não somente para com os professores que venham para cá, mas também os nossos estudantes têm o privilégio de terminar os seus estudos no estrangeiro. Essa união entre os países da iberofonia, falantes da língua portuguesa e espanhola promove a mobilidade de África para os países da América-latina como Brasil, República Dominicana, Colômbia e para a Europa”, disse o Presidente.




O Dr. Santos destacou a construção das residências que está a ser feita, “em Outubro será inaugurada a primeira fase das residências com uma capacidade para albergar 144 pessoas. Queremos dar oportunidade as pessoas provenientes de outras províncias que desejam estudar no Bié e converter o Cuito numa cidade universitária com todas as províncias de Angola representadas”.

Na mesma senda, sublinhou as condições das práticas no curso de Jornalismo, segundo a qual estão asseguradas com os convénios estabelecidos com os meios de comunicação locais, tais como a Rádio Bié, TPA, Jornal de Angola, Angop, entre vários órgãos de comunicação públicos e privados, para os estudantes realizarem o estágio curricular. E o mesmo se aplica com as Engenharias; a UNIC criou a Cátedra de Engenharia para que os alunos façam as práticas em ambientes profissionais reais, conforme ocorre na indústria mineira e em outras áreas da engenharia.

O Reitor, Dr. João Canoquena afirmou estar orgulhoso por tudo o que se alcançou. Como perspectiva “estamos a concluir a construção dos primeiros laboratórios, pretendemos ver a funcionar a nossa quarta faculdade, a de Educação, com destaque no curso de Educação Primária Bilíngue”. O Reitor destacou que as condições do curso de Engenharia das Ciências Agrárias e Alimentares estão asseguradas para as práticas tendo em conta as várias parcerias que a UNIC tem com empresas e instituições renomadas de Angola.

No mesmo diapasão, sustentou a importância do curso de Nutrição Humana e Dietética em Angola. Disse o Reitor que a Universidade tem docentes especialistas na área como o Dr. Maurizio Batino, Director Científico da UNIC e FUNIBER, um cientista renomado mundialmente, que lidera estudos do uso do morango para combater o cancro; pelo facto de Angola ser um país agrícola e da indústria transformadora, aspectos associados à esta vertente.

Celso Paulo, estudante de Engenharia Industrial afirmou que o seu curso vai trazer uma nova dinâmica no desenvolvimento socioeconómico do país, porquanto considera-o como o curso do presente para alavancar o futuro.

Em seguida concedeu entrevista à TPA o Director de Comunicação, Bernardo Chissende, que falou a propósito do prestigioso prémio internacional conquistado pela UNIC, em Madrid – Espanha; trata-se dos II Premios Archiletras 2023, na Categoria Universidade do Ano, no último dia 27 de Junho.