Nesta secção

Funcionários da UNIC recebem seminário de Saúde, Higiene e Segurança no trabalho

10 Junho, 2022

Os funcionários afectos as diferentes áreas da Universidade Internacional do Cuanza receberam seminário sobre saúde, higiene e segurança no trabalho, promovido pelo gabinete provincial da Inspecção Geral do Trabalho do Bié.

A acção formativa que teve lugar no Campus Universitário da UNIC contou com a presença de Responsáveis do Governo, do Reitor da Universidade, Gestor Geral e o Secretário Geral.

Na abertura da actividade o Reitor, Dr. João Canoquena estendeu as boas-vindas aos dois Inspectores de Trabalho, Dr. Armando Ndovala e o Dr. Luciano Pedro, enaltecendo a iniciativa daquele órgão da Administração Pública, tendo referido que a segurança no trabalho já é uma ciência, embora não se considere em Angola, mas em outros pontos do mundo é uma questão que tem sido acompanhada pela Organização Mundial da Saúde. Segundo o Dr. Canoquena, “quando falamos de segurança no trabalho, falamos de cinco riscos de trabalho: riscos físicos, riscos químicos, riscos biológicos, riscos ergonómicos e riscos de acidentes”, e faz referência também da transmissão de doenças ocupacionais. É assim que reiterou a importância do seminário que serve de alerta e reforço para a melhoria da situação de segurança no trabalho.

Na abordagem do tema vários pontos foram destacados tais como a responsabilidade do empregador para com o colaborador e por sua vez, o dever do colaborador para a sua própria segurança e a dos outros no local de trabalho, falou-se do papel do Recursos Humanos neste processo, os tipos de acidentes classificados em leves, parciais, graves e fatais, esclarecendo que diante de qualquer um destes a empresa ou instituição deve estar a par assumindo as suas responsabilidades para com o trabalhador.

O inspector Luciano Pedro esclareceu que se consideram acidentes de trabalho, todos os acontecimentos súbitos no local de trabalho, ou durante o percurso que o colaborador faz de casa ao trabalho e vice-versa, sem haver desvio de rota, e diante destas situações a entidade empregadora precisa se posicionar dando o apoio necessário ao trabalhador.

Na sua abordagem, o Dr. Armando Ndovala, baseando-se à Lei Geral de Trabalho em vigor no país, chama atenção às entidades empregadoras a criarem condições que evitem a exposição do colaborador aos riscos. Na mesma senda o colaborador tem a responsabilidade de se proteger. Desta que a empresa deve preocupar-se com a dignidade da pessoa humana, sendo o trabalhador o capital mais importante da instituição para o eficaz cumprimento das suas metas

Em entrevista o inspector Ndovala sublinhou que o seminário tem o propósito de cultivar nas pessoas a cultura de prevenção e, ressalta que a questão de segurança no trabalho é muito importante. No entanto, pede à UNIC um cumprimento zeloso da legislação bem como a ser um promotor de ambientes seguros eliminando todos os riscos ao redor dos seus colaboradores e promover esta cultura ao nível da sociedade, e, ajudar no alcance “da nossa meta estabelecida que é o risco zero (0) riscos”.

Segundo a responsável pelo departamento de Recursos Humanos da UNIC, Marisa Francisco Saiago “o seminário é pertinente, face à necessidade de continuarmos a implementar acções que visam se acautelar de muitas situações e continuarmos alinhados às orientações.

A Universidade Internacional do Cuanza beneficia os seus estudantes, professores e funcionários com palestras de interesse académico e social nos últimos dias, o que tem imbuído de conhecimentos diversos cada vez mais o seu pessoal e desse jeito cumprir com o seu papel social.