Nesta secção

Diplomatas espanhóis no México elogiam o "impressionante" campus universitário da UNIC

03 Janeiro, 2023

O Cônsul-Geral e o Conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha no México apreciaram a «gigantesca» obra da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e das universidades que participam de sua rede de colaboração, entre elas a Universidade Internacional do Cuanza.

No dia 3 de dezembro, foi realizada, na cidade do México, uma cerimônia de entrega de diplomas a 45 estudantes bolsistas pela FUNIBER que concluíram seus estudos na Universidad Internacional Iberoamericana de México (UNINI), na espanhola Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) e na Universidad Internacional Iberoamericana de Puerto Rico (UNIB).

O evento foi presidido pelo Cônsul Geral da Embaixada da Espanha no México, Dr. Manuel Hernández Ruigómez, pelo Conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha no México, Dr. Juan Vicente Pérez Hernández, pelo Reitor da UNINI, Dr. Luis Alonso Dzul López, e pela Diretora de Relações Internacionais na América Latina da UNEATLANTICO, Dra. Mónica Gracia Villar.

O Cônsul-Geral Hernández Ruigómez enfatizou que "o trabalho da FUNIBER é grandioso e contínuo", enriquecido por uma rede de colaboração com "prestigiosas universidades", incluindo as que conferiram os diplomas no evento. Além disso, o diplomata frisou que a FUNIBER, o Consulado e o Conselho de Educação da Embaixada da Espanha no México e as universidades colaboradoras "formam uma equipe que promove as relações entre mexicanos e espanhóis" em um marco contínuo de "cinco séculos de colaboração hispano-mexicana”.

Por outro lado, o Dr. Ruigómez lembrou que, na qualidade de embaixador da Espanha em Angola, estabeleceu sua relação com a FUNIBER, em 2018, quando a Fundação impulsionou a criação da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), no centro de Angola: "um impressionante centro universitário com 17.000 hectares para cidadãos angolanos que estão à procura de uma educação universitária de caráter ibero- americano e europeu".

Por sua vez, o Conselheiro de Educação da Espanha, Pérez Hernández, destacou os objectivos da FUNIBER e de sua rede de universidades colaboradoras, entre os quais ressaltou: "a democratização do acesso às tecnologias de informação e da comunicação; a igualdade de oportunidades a serviço dos desenvolvimentos pessoal, regional e nacional; e o fomento da pesquisa, da formação e da educação a distância". O modelo de aprendizagem on-line aproxima os dois lados do Atlântico. Nesse sentido, declarou que a rede FUNIBER procura " oferecer uma educação da melhor qualidade e as melhores ferramentas para o acesso ao conhecimento", reiterou.

Titulações acadêmicas concluídas pelos bolsistas

Os quase cinquenta alunos beneficiados com as bolsas da FUNIBER receberam seus diplomas após terem finalizado os seguintes cursos: Mestrado em desenho, gestão e direcção de projectos; Mestrado em linguística aplicada ao ensino de inglês como língua estrangeira; Mestrado em gestão e auditorias ambientais; Mestrado em organização empresarial e projectos industriais com especialização em automação de processos industriais; Mestrado em nutrição e dietética; Doutorado em projectos; Mestrado em gerontologia com especialização em intervenção na qualidade de vida na terceira idade; Mestrado internacional em nutrição e dietética com especialização em nutrição clínica; Mestrado em prevenção de riscos laborais; Mestrado em Resolução de conflitos e mediação; Especialista Universitário em habilidades directivas; Mestrado em linguística aplicada ao ensino de espanhol como língua estrangeira; Mestrado em direcção estratégica de organizações de saúde; Mestrado em gerontologia social aplicada; Mestrado em engenharia e tecnologia ambiental; Mestrado em actividade física: treinamento e gestão esportiva; Mestrado em direcção estratégica em tecnologias da informação; Mestrado em nutrição e biotecnologia alimentar; Mestrado em auditoria e gestão empresarial; Especialização em psicologia e psicopatologia da nutrição, e Mestrado em energias renováveis.