O Campus Universitário da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) acolheu o acto provincial em alusão à comemoração do Dia Mundial do Ambiente, que decorreu sob lema “Uma só Terra Juntos podemos protegê-la”, na passada sexta-feira, e a actividade contou com a presença do Vice-Governador para o sector Técnico e Infraestruturas, Engenheiro José Tchatuvela, o Reitor da UNIC, membros da sociedade civil e estudantes.
O acto acto foi presidido pelo Vice-Governador, Engenheiro José Tchatuvela, que durante a abertura destacou que em termos de consciencialização a Universidade deve influenciar a comunidade, chamando a UNIC e seus estudantes a serem porta-vozes na promoção da consciencialização para um ambiente melhor para todos.
Na ocasião, o reitor da UNIC, Doutor PhD João Canoquena sublinhou ser urgente a criação de aterros sanitários e evitar o lixo na lixeira de modos a não contaminar as cadeias alimentares. Segundo o Reitor, Angola está a fazer muito para mitigar o problema, e realça que o que se precisa é a consciência individual e a participação de todos nesta árdua e nobre tarefe.
Na sua intervenção, o director do Gabinete provincial do Ambiente no Bié, Jonatão Cassapi, sublinhou que o objectivo do workshop se cinge em potencializar as instituições públicas e privadas bem como diferentes actores da sociedade para a melhoria de níveis de intervenção destes em políticas públicas sobre a educação, preservação, proteção e conservação do meio ambiente para um desenvolvimento sustentável. “O workshop surge como um espaço de debates e intercâmbio entre vários saberes e instituições na necessidade da participação de todos na consciencialização dos cidadãos sobre os cuidados a ter com o meio ambiente tendo em conta os fortes e constantes sinais que a natureza vem apresentando tais como as secas sucessivas, a irregularidade das precipitações e o aumento das temperaturas em Angola” rematou.
Durante a actividade estudantes do curso de Engenharia Química da UNIC orientados pelo Professor António Sicato, Engenheiro Agrónomo apresentaram uma exposição sobre o cuidado com o ambiente. Premisse Sacarove na sua exposição falou da reciclagem do papel, e enfatizou a energia eólica obtida do vento através de turbinas eólicas conectadas a redes de distribuição eléctrica. Segundo a estudante “o nosso país tem províncias que facilitam a instalação de parques eólicos para aproveitar o que o meio ambiente nos dá, podemos transformar o vento que é um recurso inesgotável para produzir energia eléctrica diminui a dependência dos combustíveis fósseis” causando com esta medida um impacto positivo ao meio ambiente e à economia.
Nelma Francisco falou do perfil do solo, sua conservação e a importância da cobertura vegetal, segundo ela, para evitar o desgaste dos solos apela a todos a terem cuidado no manejo do solo fazendo plantações de vegetação, evitar a exploração excessiva do mesmo. Nelta Zau, promovendo a reciclagem exibiu como é possível a partir da junção de “esferovite” descartado e gasolina resultar em uma cola capaz de dirimir a degradação de tectos, colar madeira e outros obejectos.
Estudantes e docentes de outras instituições de ensino superior afluíram o Campus da UNIC e destacaram a importância da temática. O Padre e Docente Norberto Félix foi um dos palestrantes que na ocasião levou os presentes a reflectirem sobre a “responsabilidade com o meio ambiente é uma necessidade tremenda de todos nós para uma saúde de qualidade e deixar um mundo melhor”. Filipe, estudante da Escola Superior Pedagógica do Bié também ressaltou sobre a conscientização dos académicos a serem os principais promotores dos valores morais e serem portadores de atitudes positivas com o ambiente. O dia Mundial do Ambiente é celebrado anualmente a 5 de junho desde 1975, tem como missão promover o progresso nas dimensões ambientais dos objectivos de desenvolvimento sustentável.