Estudantes dos diferentes cursos ligados à Faculdade de Engenharia da Universidade Internacional do Cuanza – UNIC efectuaram visita ao campo de acção de engenharia da empresa MSTR, no Cuito, durante a semana de 30 de maio a 3 de junho, a visita é iniciativa do professor da disciplina de Desenho Técnico, Edilson Watunga, que submeteu os seus alunos a uma aula de observação sobre a prática.
A empresa MSTR presta serviços nas variadas áreas de engenharia, e é parceira da UNIC. Durante o período de visita, os estudantes tiveram o privilégio de observar cada aspecto na prática dos elementos teóricos que recebem na sala de aula.
Segundo o Secretário Geral da UNIC, Ibombi Luvunga, apesar de trabalhar mais no primeiro ano a parte teórica, quando se apresentam os conceitos e teorias dos conteúdos, a Universidade tomou iniciativa de começar a envolver os alunos também no ambiente profissional de maneira que comecem a conciliar a teoria com a prática.
Benjamim Cawaia, Nunes Muinda José e Edson Pedro, estudantes de Engenharia Eléctrica, afirmaram ser bastante proveitosa a visita à MSTR, e descrevem terem aprendido muito. Os três são unânimes ao enfatizar o processo de transporte da corrente eléctrica, a transformação da energia de média para baixa tensão, que posteriormente passa por estabilizadores que finalmente fornecem electricidade às máquinas para o seu funcionamento.
Na área de engenheira química, os estudantes aprenderam sobre o funcionamento dos laboratórios que são os responsáveis pelo processamento e aprovação dos materiais para o uso final.
Os estudantes ligados à Licenciatura em Engenharia Industrial percorreram o campo de uma extremidade à outra. Na área da oficina mecânica tiveram aula prática sobre torneiro mecânico, observaram o fabrico de peças como porcas, parafusos e roscas para as máquinas. Nas centrais de betão, betuminoso e de britas, os estudantes aprenderam como os materiais se transformam de matéria bruta a material de consumo final.
Segundo o responsável pelos Recursos Humanos, a MSTR oferece oportunidades aos estudantes da UNIC no sentido de poderem aprender tudo em relação aos seus cursos o que os ajudará na vida profissional. Acrescentou que os alunos da UNIC podem solicitar estágio profissional nesta empresa.
A visita dos estudantes da Faculdade de Engenharia da UNIC ao campo de acção da MSTR surge de um convênio de colaboração entre ambas, uma iniciativa da Universidade que consiste no cumprimento dos seus objectivos de garantir aos alunos uma formação integral baseada na excelência, isto é, envolver o aluno no ambiente profissional real desde o primeiro momento da sua formação. A Faculdade de Engenharia da UNIC conta com os seguintes cursos: Civil, Eléctrica, Industrial, Informática e Química.
A MSTR é uma empresa de construção civil, dispõe de serviços de engenharia nas áreas de Química, Civil, Industrial, Informática, Eléctrica, Mecânica e presta serviços de construção de infraestruturas na província do Bié em grande medida.