A estudante Francisca da Conceição Barata Natangue da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) defendeu a sua tese de Mestrado na Sala de Reuniões do Campus Universitário da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), na área de Psicologia, no Mestrado de Mediação e Resolução de Conflitos com o tema "Estratégia de Intervenção psicológica baseada na inteligência emocional para a mediação e resolução de conflitos nas famílias da centralidade Horizonte do Cuito, Bié, em Angola".
A defesa ocorreu de maneira “assíncrona”, forma que consiste em gravar a defesa através do Campus Virtual e enviar o vídeo para posterior avaliação do jurado, e foi orientada pelo Professor Angel Olider Rojas Vistorte. Esta é a segunda vez que o Campus Universitário da UNIC acolhe defesa de tese, sendo a primeira de doutoramento feita por um estudante da Universidad Internacional Iberoamericana de México (UNINI México).
O interesse no tema, segundo a estudante, é devido às constantes queixas de violência que notou a partir da Direção Provincial da Família e Promoção da Mulher. Enfatiza que não seria possível realizar um estudo na instituição, daí a motivação de abordar a temática, exactamente na comunidade onde observou constantes actos do género, onde verificou “problemas do funcionamento familiar, atitudes negativas assumidas pelos membros da família, desconhecimento das leis que regem os actos contra a violência” e propõe “uma estratégia de intervenção psicológica que contribua para reduzir ou resolver problemas de violência familiar com base na inteligência emocional, que pode ser aplicado tanto no contexto familiar ou no trabalho social na província do Bié”.
A aspirante Natangue é licenciada em Psicologia desde 2012 e sempre teve o sonho de avançar com a sua formação, mas devido à realidade do país viu o sonho cada vez mais adiado. Foi em 2020 que ouviu falar da FUNIBER, fundação promotora da UNEATLANTICO, e soube ser possível por meio desta dar continuidade aos estudos, sem necessariamente sair de Angola. Em junho do mesmo ano efectivou a matrícula, se aventurando a uma experiência única e “inovadora”, a formação à distância ou online. Com afinco e dedicação, Francisca se adaptou rapidamente aos desafios impostos pelas tecnologias e hoje, finaliza seus estudos em Mediação e Resolução de Conflitos na Área de Psicologia.
A Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) está integrada no sistema universitário espanhol e ministra cursos destinados à obtenção de qualificações oficiais, nos diferentes graus académicos. O modelo educativo é presencial e também à distância, e dá especial destaque à utilização das tecnologias de informação e comunicação.