A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), em colaboração com a Fundação Universitária Ibero-Americana, (FUNIBER) organiza hoje, dia 30 de Junho, pelas 14h30 (Angola), uma conferência com o tema "A Comunidade dos Países de Língua Espanhola e Portuguesa e a acção de Angola: uma oportunidade estratégica”, a ser ministrada pelo Dr. Frigdiano Álvaro Durántez Prados, no Campus Universitário na cidade do Cuito.
Frigdiano Durántez é professor, cientista político e Diretor de Relações Institucionais da Fundação Universitária Ibero-Americana e da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e Iberofonia, organização que conta com a participação da UNIC. Encontra-se estes dias na cidade do Cuito, em visita de trabalho acompanhado do Presidente da FUNIBER, Dr. Santos Gracia Villar.
Nesta quinta-feira, 30 de junho, o Dr. Durántez falará da importância de Angola na articulação do espaço multinacional dos países de língua espanhola e portuguesa de todos os continentes, e do papel que a República de Angola pode desempenhar neste process.
O professor Durántez, de nacionalidade espanhola e pioneiro nos estudos do que há décadas chamou de "paniberismo ou iberofonia", referir-se-á ao momento histórico em que se encontra este processo de articulação multinacional após ter verificado nos últimos anos uma série de marcos institucionais que, embora em parte despercebidos, destacam, na sua opinião, a aproximação que vem ocorrendo entre todos os países de língua ibero-falante, bem como a visível convergência entre o espaço ibero-americano e aquele formado pelos estados da expressão oficial portuguesa.
O facto de esta actividade académica decorrer na Universidade Internacional do Cuanza, em pleno coração de Angola, é especialmente relevante, pois evidencia o valor da dimensão cultural e geopolítica de África numa tendência que envolve nações de todos os continentes.
A UNIC participa precisamente da Cátedra liderada pelo Dr. Durántez, que inclui outras quatro universidades da América e Europa que participam da rede universitária em que participa a FUNIBER. A conferência contará com a presença de estudantes, professores universitários, autoridades locais e regionais de alto escalão de Angola e de vários meios de comunicação social.
A conferência pode ser seguida no seguinte link